13 JUL 2022
Programa de Qualificação de Fornecedores poderá ser implantado em Aparecida do Taboado

O Sebrae/MS, em parceria com a Administração Municipal de Aparecida do Taboado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com apoio do SESI/SENAI, ACIAT e AIAT, realizou na manhã de 12 de julho, nas dependências da Casa do Trabalhador, uma reunião muito produtiva a respeito do Conexões Corporativas, sendo a primeira referente ao programa de Qualificação de Fornecedores para aproximar e favorecer o ambiente de negócios no município.

O evento contou com a participação da Coordenadora do SEBRAE na Costa Leste Josi Signori, do Secretário de Desenvolvimento Econômico Fátimo Dias e empresários de vários setores, os quais ouviram sobre a capacitação interna, sendo que a Prefeitura será uma dessas grandes empresas para melhorar o andamento de compras, sendo mais abrangentes.

“A pedido do prefeito José Natan e do secretário Fátimo Dias, estamos aqui participando dessa reunião propositiva e de pauta integrada para alavancar as compras locais, fazendo com que essa capacitação permita que as fornecedoras que são as médias e pequenas empresas tenham a documentações necessárias para fazer negócios com as grandes empresas, que são chamadas de âncoras. Nós do Sebrae já vislumbramos o sucesso desse projeto e todos os benefícios que trará para grandes, médias, pequenas empresas mas sobretudo para o desenvolvimento econômico do município”, disse a Coordenadora do Sebrae Josi Signori.

Esse programa é no sentido de fazer com que município desenvolva, melhore e amplie as compras em Aparecida do Taboado. São grandes empresas que estão comprando muito pouco, podendo ampliar neste setor favorecendo o comércio local. Sendo uma reunião para fortalecer o comércio e criar um comitê gestor de trabalho, onde as grandes empresas possam trazer suas pautas e demandas, para que o município possa ter um dinamismo.

Para os pequenos empresários estarem dentro desse programa, o Sebrae entrará com uma parte dos recursos, a prefeitura com outra parte, as âncoras também e as pequenas empresas precisam apenas participarem das aulas, fazendo as consultorias, e não terão aporte financeiro (não pagarão nada) pois esse programa é um piloto em Aparecida do Taboado, sendo a primeira vez que a Qualificação de Fornecedores está sendo proposta para Aparecida do Taboado.

O mesmo virá para Aparecida do Taboado por ter grandes empresas instaladas entre 20 e 40 anos, comprando muito pouco no município, e qualquer tipo de prestação de serviços pode ser ampliado e melhorado, e o Sebrae faz isso há 15 anos em outros municípios.

Vendo a lacuna existente entre a prefeitura, o comércio e a indústria, o secretário Fátimo Dias com aval do Prefeito José Natan e do vice Tenente Ávila, declarou que esteve com a Josi Signori do Sebrae, discutindo ideias pois o município possui grandes indústrias, um comércio forte, e encurtando essa distância para que o comércio possa vender para as indústrias e o poder público, no caso a Prefeitura e Câmara de Vereadores.

“O prefeito José Natan entendeu a eficácia do programa, que dará mais valorização ao comércio e às indústrias que recolhe seus impostos aqui. O que a indústria pode gastar dentro de Aparecida do Taboado precisa ser feito, pois é muito bom para o município”, falou Fátimo Dias.

Finalizando o secretário de Desenvolvimento Econômico agradeceu o apoio recebido da Associação Comercial – ACIAT, agradeceu a Associação das Indústrias – AIAT, e através do SESI/SENAI, declarou que “estão buscando qualificar os trabalhadores para prestarem serviços nas indústrias e no comércio, estando com 10 cursos de aperfeiçoamento, valorizando as pessoas do município, as quais moram aqui e pagam impostos aqui. É isso que o prefeito José Natan e o vice-prefeito Ávila buscam e daqui para o final do ano teremos esse programa em nosso município, pois somos a quinta cidade do estado em indústria e a quarta que mais emprega, por isso precisamos de mais mão de obra qualificada”, concluiu o secretário de Desenvolvimento Econômico Fátimo Dias.

Participaram desta reunião representantes de grandes empresas, como Frango Bello, Frigosul, Gala, Dânica, Clínica Santa Helena, Laticínio, Alpha, SESI/SENAI e diversos médios e pequenos empresários.

Fonte: Fotos DICOM
Autor: Diretoria de Comunicação