05 JUL 2022
Em parceria Município e FUNASA será colocado em prática o Projeto “Educação em Saúde Ambiental para o enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti”
Ocorreu no dia 4 de julho, na Sala de Reuniões “Eleonora Camargo de Queiroz” uma reunião para tratar sobre o Projeto Educação em Saúde Ambiental para o enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti, causador da Dengue, Zika e Chikungunya, sendo uma realização do município em convênio com a FUNASA – Fundação Nacional de Saúde.

Nesta reunião estavam presentes a Secretária de Saúde Daiane Pupin, os servidores da pasta, Agentes de Saúde e Controladores de Vetores do município, bem como servidores da Secretaria de Educação, já que o projeto visa ações nas escolas.

O vírus causador das doenças acima citadas, é transmitido pela picada da fêmea do Aedes Aegypti, um mosquito diurno que se multiplica em depósitos de água parada acumulada nos quintais e dentro das casas. Existem quatro tipos diferentes desse vírus: os sorotipos 1, 2, 3 e 4.

Em alguns casos, a ausência de sintomas faz com que a doença passe despercebida, em outros, ocorrem complicações graves que podem levar a óbito. Essas diferenças marcam as diferentes apresentações da doença: clássica, hemorrágica e com complicações.

O combate ao mosquito Aedes Aegypti depende de uma ação coletiva para que os focos de reprodução do mosquito dentro ou fora de nossas casas sejam extintos. Por isso o projeto visa educar a população através das crianças. Outra medida importante para o enfrentamento da doença é aceitar a visita dos agentes de saúde e controladores de vetores em casa, para que o controle seja realizado da melhor maneira.

A reunião foi a primeira etapa do projeto, que seguirá outras atividades.
Fonte: Fotos DICOM
Autor: Diretoria de Comunicação