22 FEV 2022
Administração inaugura moderno aparelho de ultrassom e inicia Projeto Bem Nascer em Aparecida do Taboado
O Governo Municipal inaugurou neste final de semana o ‘Projeto Bem Nascer’ em Aparecida do Taboado, colocando em funcionamento um moderno aparelho de ultrassonografia na UBS Manoel Rodrigues da Silva (Postão) para atender mulheres e gestantes do Município. “Seguimos firmes nosso compromisso de investimento na Saúde”, comemorou o prefeito José Natan, nas redes sociais.

O programa, idealizado pelo Governo do Estado, visa reduzir a mortalidade materna e infantil em Mato Grosso do Sul. Para fortalecimento das ações do ‘Bem Nascer MS’ foram destinados R$ 14 milhões ao projeto, sendo que R$ 11,6 milhões investidos na compra de 75 aparelhos de ultrassons que foram entregues aos municípios seguindo critérios técnicos de distribuição, além do incentivo financeiro para custeio dos Centros Especializados Materno-Infantil do Estado.

BemNascer (4)

O programa iniciou com a realização de 50 exames de ultrassom em Aparecida do Taboado, mas ao todo serão realizados 100 por mês. A médica responsável pelo atendimento, Dra. Caroline Prado, enfatizou a importância do programa e do cuidado para com a saúde das gestantes, “tenho muito orgulho de participar deste projeto, que é especial e importante, tendo em vista que ele visa reduzir a mortalidade materna e fetal. Por isso, o acompanhamento se torna tão imprescindível”, disse ela. (ASSISTA AO VÍDEO AQUI)

A secretária de Saúde, Daiane Pupin, e a madrinha do projeto em Aparecida do Taboado, primeira-dama Verônica de Paula, prestigiaram os primeiros atendimentos, que aconteceram no domingo (20), e reforçaram o compromisso da Administração com a Saúde da população aparecidense. “O projeto vem para aperfeiçoar o atendimento na Saúde e é muito importante não só para o nosso Município, mas para todo nosso Estado”, garantiu Daiane.

A gestante Yaritza Nicolly foi uma das primeiras a ser atendida e comemorou a realização do exame, “já estou entrando no 8º mês de gestação e esse é o segundo ultrassom que consigo fazer. O primeiro foi pago. Essa é minha segunda gravidez e eu nunca tinha conseguido fazer um ultrassom pelo SUS. Estou muito feliz e agradecida por este projeto. Parabéns ao Governo do Estado, ao prefeito José Natan e a todos os envolvidos, pois é realmente muito importante para nós, gestantes”, comentou ela.

Além de evitar a morte de mulheres grávidas ou no pós-parto, bem como dos bebês recém-nascidos, o ‘Bem Nascer MS’ ainda conta com uma plataforma digital que reúne diversas informações como materiais de campanha, informativos, dados sobre mortalidade materna e infantil no Estado. Para acessar clique aqui.

Fonte: Camila Helem - Diretoria de Comunicação
Autor: Fotos: Markos Fernando/DICOM