17 FEV 2022
Administração passa a oferecer Urologia na rede pública e garante mais uma especialidade médica para o Município
A partir desta quinta-feira, 17 de fevereiro, a Administração Municipal de Aparecida do Taboado, comandada pelo prefeito José Natan e vice-prefeito Ten. Ávila, passa a oferecer mais uma especialidade médica na rede pública de Saúde do Município.

Com a implantação da Urologia, a Secretaria Municipal de Saúde chega agora a 10 especialidades médicas, ampliando e reforçando o atendimento à população aparecidense. “Sempre foi desejo do prefeito José Natan que a gente investisse mais em Saúde, principalmente nas especialidades, para facilitar a busca de atendimento dentro do próprio município. E é nessa linha que temos trabalhado desde o início da gestão”, garantiu a secretária Daiane Pupin.

Segundo ela, a Prefeitura já implantou 3 novas especialidades desde o ano passado e está finalizando os trâmites para incluir mais uma na rede: a Gastroenterologia, encarregada de cuidar dos órgãos do aparelho digestivo do corpo humano, cujos atendimentos deverão iniciar ainda neste semestre.

Os atendimentos voltados à Urologia acontecem na UBS Manoel Rodrigues da Silva (Postão) mediante encaminhamento médico, ou seja, o paciente passa pelo atendimento na ESF do seu bairro e se houver a necessidade de consulta com o urologista deve levar o encaminhamento até à Secretaria de Saúde, que ficará responsável pela regulação das vagas.

Conforme explicou a secretária Daiane, serão realizados 50 atendimentos por mês nesta especialidade.

Para saber mais entre em contato com a Secretaria de Saúde pelo telefone (67) 3565-2713.

Urologia

urologia é uma especialidade médica responsável por estudar e tratar doenças que são relacionadas às vias urinárias (os rins, ureteres, bexiga e uretra) de homens e mulheres. No caso dos homens, a especialidade ainda se estende no trato do pênis, da próstata, e da bolsa escrotal.

Urologia (2)

O médico que atua em uma clínica de urologia trabalha na prevenção de doenças, realização de diagnósticos e cirurgias. Ainda é capaz de tratar enfermidades relacionadas aos rins, bexiga, uretra, órgãos do sistema reprodutor masculino, como infecção bacteriana na bexiga, ​cálculo renal, câncer de pênis e de testículo, incontinência urinária, disfunção erétil e infertilidade masculina.

Segundo informação da Sociedade Brasileira de Urologia, as patologias mais comuns são incontinência, disfunção erétil, aumento da próstata, câncer de próstata, infecções urinárias e câncer da bexiga.

Urologia (3)

É preciso ficar atento aos sinais do corpo. Não deixe de visitar um profissional ao observar qualquer sinal de sangue na urina, dor ao urinar, mudanças na frequência em que vai ao banheiro e no fluxo da urina, perda involuntária de urina, infecções urinárias frequentes, alterações palpáveis no abdômen ou na região renal, ou quando sentir dor na região lombar-abdominal e virilha. E ainda nos homens, quando houver disfunção erétil, detecção de nódulos no testículo ou mesmo dor na região.

Fonte: Camila Helem - Diretoria de Comunicação
Autor: Fotos: Markos Fernando/DICOM