O prefeito José Natan participou nesta quarta-feira (9), na sede Assomasul, em Campo Grande, da apresentação do Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário, feita pelo ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, para os municípios de Mato Grosso do Sul.
Durante o evento, o prefeito José Natan se posicionou e apresentou questionamentos mais específicos sobre o projeto, que visa impulsionar a geração de empregos no país em parceria com os Municípios, e falou sobre a importância do protocolo de intenções entre o MTP e o Sistema S para a qualificação da mão de obra.
A Medida Provisória 1099/22 foi assinada no dia 28 de janeiro pelo ministro e pelo presidente Jair Bolsonaro e visa amenizar os impactos sociais no mercado de trabalho decorrentes da crise causada pela Covid-19, oportunizando trabalhadores desempregados a adquirirem experiência profissional, com a ajuda de cursos de qualificação.
De acordo com o presidente da Assomasul, Valdir Júnior, esse programa é muito importante e fundamental para os municípios que sofreram e continuam sofrendo muito com o impacto da pandemia no setor dos empregos. “Esse programa veio de encontro com nossas dificuldades, é fundamental que os municípios façam a adesão”.
O Programa Nacional de Prestação de Serviço Civil Voluntário é voltado a jovens entre 18 e 29 anos e trabalhadores acima de 50 anos que estão fora do mercado há mais de dois anos.
A operacionalização administrativa e financeira do programa ficará a cargo dos municípios, cuja adesão é voluntária. O programa terá duração até 31 de dezembro de 2022. (Com informações Assomasul)