09 NOV 2021
Prefeito José Natan relembra visita de Hashioka e comemora restauração da Ponte Rodoferroviária
Prefeito José Natan recebe secretário especial da Seinfra, Roberto Hashioka
O prefeito José Natan de Paula Dias, que tem trabalhado para desenvolver o turismo em Aparecida do Taboado, recebeu com grande alegria a informação de que a Seinfra-MS (Secretaria de Estado de Infraestrutura) já assinou contrato com a empresa que deverá fazer a restauração no sistema de iluminação da Ponte Rodoferroviária.

José Natan explicou que esta é uma antiga reivindicação da população aparecidense, que tem a Ponte Rodoferroviária como um dos principais cartões postais da cidade, sendo porta de entrada para Mato Grosso do Sul. “Desde quando eu ainda era vereador vinha cobrando essa restauração. Assim que tomei posse, já como prefeito, não medi esforços para que isso fosse possível”, contou ele.

Desde o início do ano, prefeito José Natan e a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, através do secretário Fátimo Dias e da diretora de Turismo, Mônica Porto, vêm trabalhando e se reunindo com o secretário estadual Eduardo Riedel; o secretário-adjunto, Pedro Caravina, e o secretário especial, Roberto Hashioka, solicitando a melhoria. “É um serviço que vai alavancar o turismo não só em Aparecida do Taboado, mas em toda a região, além de garantir a segurança dos usuários; lembrando que esta é a maior ponte rodoferroviária do país e uma das maiores e mais bonitas do mundo”, acrescentou.

O secretário especial da Seinfra, Roberto Hashioka, esteve em Aparecida do Taboado no dia 15 de setembro e o prefeito José Natan o levou até à Ponte Rodoferrivária para mostrar a situação do local. Na ocasião, Hashioka se comprometeu a engrossar o pedido do prefeito junto ao secretário Eduardo Riedel para dar celeridade ao processo.

“Estamos muito otimistas com a assinatura desse contrato. O Estado já tem feito a manutenção no pavimento e, agora, com a iluminação e sinalização pluvial, a Ponte ficará ainda mais bonita e mais segura, atraindo turistas, encantando os aparecidenses e contribuindo para o desenvolvimento local e regional, o que vai refletir positivamente na economia do Município. É uma grande satisfação”, comemorou José Natan.

Conforme o contrato com a Souza Franco Construções - assinado em 25 de outubro, a empresa vai executar os serviços de restauração do sistema de iluminação ornamental e sinalização luminosa de tráfego fluvial. O valor para os serviços é de R$ 1.696.272,00 e o prazo para execução do serviço é de 90 dias consecutivos, contado da data de recebimento da Ordem de Início dos Serviços que ainda será expedida pela Seinfra. A publicação foi feita no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira, 8.

Ponte Rodoferroviária

A Ponte Rodoferroviária Rollemberg-Vuolo, também conhecida como Ponte Rodoferroviária sobre o Rio Paraná, é uma obra de engenharia multimodal, inaugurada em 29 de maio de 1998 pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, após investimentos de R$ 550 milhões. Ela atravessa o Rio Paraná e liga Aparecida do Taboado (Mato Grosso do Sul) a Rubinéia (São Paulo), com 4 faixas rodoviárias na parte superior e uma via ferroviária na parte inferior.

Ela é a maior ponte fluvial brasileira com 3.700 m de extensão; tem dois andares, sendo o superior rodoviário e a parte inferior destinada ao transporte ferroviário, e é também a única grande ponte deste estilo no Brasil, sendo cartão postal para os 2 Estados interligados por ela, atraindo turistas do país inteiro, quiçá do mundo.

Fonte: Camila Helem – Diretoria de Comunicação
Autor: Foto: Markos Fernando/DICOM