29 SET 2021
Prefeito José Natan promove reunião entre prefeitos e secretários com Gerente da EMBRATUR
Foto Noticia Principal Grande
Reunião para discutir os próximos passos para a implantação do Trem Turístico Rumo à Nascente Rio Paraná.
Na pauta, a implantação de um trem turístico para fomentar o turismo regional interligando Aparecida do Taboado e municípios do noroeste paulista
Na manhã do último sábado, dia 25, o prefeito de Aparecida do Taboado, José Natan de Paula Dias, recebeu prefeitos que integram a ‘Região Turística Entre Rios’ para um encontro com o Gerente de Assuntos Internacionais da EMBRATUR, Rodolfo Nogueira, com a presença do Deputado Estadual Coronel David e também por vídeo chamada o Deputado Federal Roberto de Lucena. O encontro ainda contou com a participação de prefeitos e secretários de Três Fronteiras, Santa Fé do Sul e Rubineia.

Na reunião, foram discutidos os próximos passos para a implantação do Trem Turístico Rumo à Nascente Rio Paraná. “A união dos municípios é que fará a diferença. A região já tem muito potencial no turismo náutico e de pesca esportiva, e fortalecendo o turismo ferroviário o fluxo aumentará significativamente”, destacou o Gerente da EMBRATUR, Rodolfo Nogueira, que ficou encantado com o potencial turístico da região durante passeio de barco no Rio Paraná, acompanhado do prefeito José Natan e do Coronel David.

O prefeito José Natan, que fez questão de entregar o título de Hóspede Oficial aos visitantes, está otimista quanto ao projeto e fez uma observação importante após a reunião, “essa é a chance de promovermos o turismo regional e interestadual. O projeto já foi entregue em mãos ao ministro do Turismo e hoje foi uma ótima chance para estreitarmos laços importantes e fazer do trem turístico uma realidade cada vez mais próxima da nossa região”.

Na quinta-feira, dia 23, prefeito José Natan e secretário de Desenvolvimento Econômico, Fátimo Dias, participaram em Valinhos-SP da viagem inaugural do Expresso Vale das Frutas, que é o novo roteiro turístico entre as cidades de Valinhos, Vinhedo e Louveira, interior de São Paulo. Também participaram da primeira viagem os prefeitos de Três Fronteiras e Rubineia; o secretário de Cultura e Turismo de Santa Fé do Sul, Márcio Adalto; além do vice-prefeito e o secretário de turismo de Urânia. Na oportunidade, eles também estregaram o projeto de interesse interestadual para diretores da Rumo e CPTM.

Trem Turístico Rumo à Nascente Rio Paraná

A criação do Trem Turístico Rumo À Nascente Rio Paraná resolverá uma demanda reprimida de turistas amantes da ferrovia e daqueles que sentem saudade de realizar as afetuosas viagens a bordo de um trem. Com isso, pretende-se promover o resgate cultural e a alavancagem do turismo regional, envolvendo os municípios de Aparecida do Taboado-MS, Rubineia, Santa Fé do Sul, Três Fronteiras e Urânia, no noroeste paulista.

A proposta a curto prazo é aumentar em torno de 25% o fluxo normal de turistas e promover a revitalização das estações ferroviárias. A médio e longo prazo pretende-se desenvolver de maneira significativa a economia regional, gerando mais empregos e renda.

O projeto prevê ainda a instalação de um núcleo da ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), o que dará respaldo para aquisição, restauração e operação do Trem Turístico Rumo À Nascente Rio Paraná.

Autor: Camila Helem - Diretoria de Comunicação