24 SET 2021
Prefeito José Natan inaugura reforma do Pronto Socorro e ala de maternidade na FESAT com a presença de Geraldo Resende e Rose Modesto
A Administração Municipal inaugurou nesta quinta-feira, dia 23, a reforma completa do Pronto Socorro Municipal ‘Vereador João Honório’ e ainda entregou a implantação da ala Maternidade denominada ‘Benedita Agostinho de Souza – Vó Dita’.

O prefeito José Natan e o vice-prefeito Ten. Ávila fizeram a entrega à população em cerimônia que contou com a presença do secretário de Estado de Saúde, Dr. Geraldo Resende; da deputada federal Rose Modesto; do presidente estadual do Podemos, Sérgio Murilo; do superintendente do Procon-MS, Marcelo Salomão; da assessora de gabinete da Secretaria Estadual de Saúde, Adriana Tobal e do ex-prefeito de Costa Rica, Waldeli dos Santos Rosa.

A deputada Rose Modesto elogiou a nova estrutura e falou da competência da Administração Municipal, “a gente percebe que essa gestão está muito comprometida com aquilo que de fato é prioridade na vida das pessoas. O Zé (José Natan) é um cara muito sério, que eu sempre acreditei e tenho certeza que você vai fazer aqui a melhor gestão que Aparecida do Taboado já teve. Continue contando com nosso apoio”, disse ela, ressaltando que já destinou quase R$ 800 mil para a Saúde em Aparecida do Taboado esse ano e já tem mais R$ 500 mil para serem liberados.

O secretário Geraldo Resende também parabenizou a Administração Municipal pelo empenho em fazer a Saúde avançar no Município e se comprometeu a ser parceiro, “vamos fazer aqui um novo modelo de saúde pública de toda a região”, garantiu ele.

A diretora da FESAT, Mara Nilza Adriano, comentou que mesmo diante das dificuldades e dos transtornos provocados pela reforma, a unidade não deixou de prestar nenhum tipo de atendimento. Ela ainda falou das implantações feitas pela atual Administração no hospital, como os 5 leitos UTI, a usina de oxigênio, o gerador de energia, o parque tecnológico e o tomógrafo computadorizado, “e colocamos tudo à disposição da sociedade”.

Já o prefeito José Natan falou do valor da conquista e reforçou a soma de esforços para que a realização fosse possível, “esse é um momento que eu sempre sonhei enquanto munícipe, vereador quando era vereador e agora como prefeito, e só foi possível com a união de todos”.

Ele, que sempre teve um olhar atento para a Saúde, relembrou “eu sempre falei: vamos melhorar o hospital porque quando alguém passar mal a porta de entrada é lá, e hoje eu estou tendo esse orgulho e vou mostrar para vocês o que nós fizemos em 9 meses de trabalho”. Em seguida, José Natan descerrou as placas inaugurais e convidou as autoridades para conhecerem a estrutura hospitalar, em especial os setores inaugurados.

Também esteve presente a família da homenageada, representada pelos sobrinhos-netos Elisa, Samuel e sgt. Daniel (Corpo de Bombeiros), que se emocionaram e agradeceram ao prefeito José Natal pela homenagem, bem como aos vereadores Jucleber Bim e Gilberto Carrapicho que foram autores do projeto de Lei que denominou a maternidade como “Benedita Agostinho de Souza – Vó Dita”.

A reforma do Pronto Socorro, incluindo o setor administrativo, foi realizada com recursos próprios do Município e a construção da ala da maternidade recebeu recursos federais. As inaugurações fazem parte da programação oficial dos 73 anos de Aparecida do Taboado.

Homenageada

Benedita Agostinho de Souza nasceu no dia 22 de maio de 1929, filha do casal Horácio Godói e Josefa de Jesus, natural de Novaes-SP. “Tia Dita” para alguns e “Vó Dita” para outros, chegou em Aparecida do Taboado no dia 02 de novembro de 1952 para aqui escrever uma história de muito amor, dedicação e doação.

Amante da poesia, exerceu a nobre carreira de Professora, tendo atuado durante muitos anos na zona rural e foi pioneira em nosso município ao lecionar para pessoas com necessidades especiais, iniciativa que resultou no que hoje conhecemos como APAE. Foi a primeira professora da unidade, fez parte da Diretoria e anos depois recebeu o título de Presidente de Honra da entidade.

Também recebeu o Título de Cidadã Honorária Aparecidense outorgado pela Câmara de Vereadores em 2005 e foi agraciada com o honroso título de Mulher Cidadã no ano de 2011.

Com seu jeito simples e sincero, conquistou inúmeras amizades, deixando sua marca entre as pessoas de bem. Seu passamento no dia 9 de janeiro de 2021 deixou uma lacuna não só à família, mas a toda a comunidade aparecidense, sobretudo aqueles que militam nas áreas da Educação e da Assistência Social as quais se destacou a saudosa Vó Dita.

Autor: Camila Helem - Diretoria de Comunicação