05 AGO 2021
Secretaria de Saúde lança campanha ‘Agosto Dourado’ e incentiva o aleitamento materno
A Prefeitura de Aparecida do Taboado, através da Secretaria Municipal de Saúde, lançou este mês a campanha ‘Agosto Dourado’ incentivando o aleitamento materno no Município.

O ‘Agosto Dourado’ simboliza a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), por ano, cerca de seis milhões de vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.

A secretária de Saúde, Daiane Pupin, explicou que o município oferece apoio profissional para a amamentação através de equipe multiprofissional formada por fonoaudióloga, pediatra, nutricionista e enfermeiros. O atendimento acontece por meio da rede pública de saúde. “É importante que nossas mamães saibam a importância da amamentação e busquem auxílio em caso de necessidade, pois a Secretaria de Saúde está pronta para ajudar”, disse ela.

As ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno são feitas no Brasil há 40 anos. Desde 1981, o Ministério da Saúde coordena estratégias para proteger e promover a amamentação no Brasil. Além disso, o país possui 222 bancos de leite humano e 219 postos de coleta. Em 2020, cerca de 181 mil mulheres doaram mais de 226 mil litros de leite materno. Neste ano, até junho, foram doados 111,4 mil litros. Em Mato Grosso do Sul, o banco de leite fica em Campo Grande.

Segundo o Ministério da Saúde, a estratégia para incentivar a amamentação vem apresentando resultados. Os índices nacionais do aleitamento materno exclusivo entre crianças menores de 6 meses aumentaram de 2,9%, em 1986, para 45,7% em 2020. Já o aleitamento para crianças menores de quatro anos passou de 4,7% para 60% no mesmo período.

Veja mais sobre a campanha nas redes sociais da Prefeitura.

Aleitamento (2)

Autor: Camila Helem - Diretoria de Comunicação