09 JUN 2021
Prefeitura vacina mais de 30% da população contra a Covid-19 em Aparecida do Taboado
1 em cada 3 aparecidenses já tomou a 1ª dose do imunizante no Município

A Prefeitura Municipal de Aparecida do Taboado já alcançou a vacinação de 30,75% da população*, tendo imunizado 8.017 pessoas com a 1ª dose contra a Covid-19. Os números aparecem na última atualização do e-Vacine, que é o painel de vacinação criado pelo Estado de Mato Grosso do Sul atualizado em tempo real pelas Secretarias Municipais de Saúde, divulgado na segunda-feira (7).

Com isso, 1 em cada 3 aparecidenses já recebeu a 1ª dose do imunizante. O painel ainda aponta que 3.203 pessoas já completaram o esquema vacinal no município, estando imunizadas com as duas doses.

Segundo a secretária de Saúde, Daiane Pupin, a vacinação tem avançado em ritmo acelerado, seguindo a orientação do prefeito José Natan. “Desde o início ele determinou que as doses não devem ficar na geladeira, mas no braço da população. Assim, quando as doses chegam ao município já nos organizamos para que os mutirões aconteçam com agilidade e a gente avance na imunização da população”, justificou.

O prefeito José Natan fez questão de ressaltar que o objetivo é aumentar cada vez mais o número de pessoas vacinadas para diminuir os riscos de internação ou mortes pelo vírus em Aparecida do Taboado, “e Mato Grosso do Sul tem sido destaque a nível nacional com relação à vacinação. Então, a medida em que as doses forem chegando, vamos ampliando a cobertura vacinal para subir nossos índices e aumentar o número de pessoas imunizadas na cidade, colaborando para desafogar o sistema de saúde. A palavra de ordem é vacina no braço da população”, garantiu.

Até agora, Aparecida do Taboado já vacinou profissionais de saúde, idosos institucionalizados, portadores de deficiência, forças de segurança e salvamento, pessoas maiores de 53 anos, caminhoneiros e trabalhadores da educação, do transporte, portuários, da limpeza e manejo de resíduos.

Para acompanhar o calendário de vacinação acesse as redes sociais da Prefeitura (@prefeituradeaparecidadotaboadoms).

*A porcentagem leva em consideração o total de habitantes do município, que segundo o IBGE é de 26.069. No entanto, vale destacar que menores de 18 anos não integram a população vacinável, ou seja, a porcentagem de imunizados dentro do grupo prioritário tende a ser maior.

Cuidados

Mesmo quem já tomou uma ou as duas doses da vacina deve continuar com os cuidados contra o vírus, como usar a máscara corretamente, manter mãos e ambientes higienizados, manter o distanciamento social, respeitar as regras sanitárias e de segurança, e evitar aglomerações.

A Secretaria de Saúde alerta que é preciso manter a rotina de cuidados contra o coronavírus até que se atinja a chamada imunidade de rebanho, quando boa parte da população estiver imunizada. “Tem que manter os cuidados no intervalo e após as duas doses, pois nenhuma vacina é 100% eficaz e sempre existe o risco de as pessoas adoecerem”, alerta a secretária Daiane Pupin.

Além disso, ela destaca que mesmo imunizada, a pessoa, em algumas circunstâncias, pode circular em algum ambiente e ser infectada pelo vírus. Assim, mesmo que o organismo consiga se defender e a pessoa não desenvolva a doença, ela pode transmitir mesmo estando vacinada. Portanto, continue se cuidando!

Autor: Camila Helem - Diretoria de Comunicação