01 ABR 2021
MS lidera vacinação contra a Covid-19 no Brasil e Aparecida do Taboado está no Top 10 entre os municípios que aplicaram 100% das doses recebidas

Mato Grosso do Sul lidera a vacinação contra o novo coronavírus no Brasil e secretário estadual de saúde aponta quatro fatores para a imunização avançar rapidamente no estado.

Unidade entre os gestores, presença do SUS, logística com planejamento e mutirões de vacinação. De acordo com o secretário de saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende, estes são os principais motivos para o estado ser o líder de vacinação contra a Covid-19 em porcentagem de população imunizada no país. Segundo o Mapa da vacinação contra o coronavírus no Brasil, 10,38% das pessoas do estado foram vacinadas com a primeira dose, totalizando 291.746 imunizados, até esta quarta-feira (30).

O resultado do estado é, de acordo com Resende, conquistado primeiro através da unidade com prefeitos, secretários e equipes de imunização nos 79 municípios do estado. "Isso é reflexo dessa construção com todos e certamente seria muito bom se houvesse, no país, situações semelhantes, usando nosso estado como exemplo", afirma.

O secretário aponta o trabalho do Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso do Sul como o segundo fator para a vacinação avançar. "Temos aqui verdadeiros herois, que fazem da presença deles no SUS uma devoção à vida das pessoas", resume. A logística é o terceiro motivo da imunização acelerada contra Covid no estado, segundo Geraldo.

"Construímos uma logística que leva em apenas 12 horas as vacinas para todos os municípios. As cidades que quiserem buscar as vacinas aqui conseguem fazê-lo em até 5 horas. Temos 357 mil km² de área e, para nós, é uma satisfação conseguirmos levar a vacina tão rapidamente aos 79 municípios do estado", comenta.

Mato Grosso do Sul já recebeu dez lotes de vacinas da Coronavac e Oxford/AstraZeneca. Cerca de 467 mil doses, 85% dos imunizantes que chegaram ao estado, já foram aplicadas. Nesta quinta-feira (1°), chegou um novo lote de vacinas ao Estado, o que vai possibilitar ampliar a cobertura vacinal.

MUTIRÕES DE VACINAÇÃO
Os mutirões de vacinação em todos os municípios são apontados por Resende como cruciais para a obtenção das metas de imunização em Mato Grosso do Sul. A capital, Campo Grande, é um dos maiores exemplos deste esforço. Nesta quarta-feira (31), a cidade começou a vacinar idosos com 65 anos nascidos entre janeiro e julho. A expectativa é de imunizar cerca de 5.700 pessoas nesta faixa etária.

Aparecida do Taboado entra nesse contexto. Devido a agilidade da Secretaria de Saúde, com aval e empenho do prefeito José Natan, o município já vacinou 2.490 pessoas, entre profissionais da Saúde, idosos institucionalizados, pacientes que fazem hemodiálise e idosos a partir de 65 anos, ocupando a 8ª posição no ranking estadual de imunização, tendo aplicado 101,64% das doses recebidas até agora.

Vale destacar que neste sábado (4), segundo o prefeito José Natan, ocorrerá mutirão de vacinação para aplicação de mais 500 doses para idosos com idade a partir de 64 anos, ampliando a cobertura vacinal. A campanha segue ocorrendo no Salão de Eventos Recanto, ao lado da sede da Secretaria, e acontecerá das 8h às 14h. A secretária Daiane Pupin reforça o pedido para que a população respeite as medidas de segurança, como o Toque de Recolher, e evite aglomerações.

Fonte: G1 MS
Autor: Camila Helem - Diretoria de Comunicação