18 FEV 2021
​Depois de 30 anos de serviço, Dra. Cristina Pires se aposenta e deixa o CAPS

Primeira psicóloga contratada de forma efetiva pelo Município de Aparecida do Taboado e diretora do Centro de Atendimento Psicossocial – CAPS ‘Tião Lapa 1’ desde sua fundação, Dra. Cristina Maria de Freitas Pires deixa a municipalidade para curtir a aposentadoria. Após 30 anos de serviços prestados à municipalidade, Dra. Cristina encerra sua carreira no serviço público deixando um legado de excelência e muitas saudades aos pacientes e colegas de trabalho.

Sempre prestativa e atenciosa, principalmente durante os atendimentos e para com toda a sua equipe, Dra. Cristina colhe agora os frutos de trabalho pautado no acolhimento e fala da nova fase, “é um misto de sentimentos: uma alegria pelo dever cumprido, sempre feito da melhor maneira que eu pude fazer, mas também de muita tristeza, principalmente por deixar o CAPS que é um filho que eu gerei. Eu estou meio em choque ainda, estou me preparando para a saída, mas vai dar tudo certo, a equipe é maravilhosa e eu sei que o CAPS vai continuar realizando um excelente trabalho”, disse.

Dra. Cristina já estava há quase 12 anos na direção da unidade. A frente do CAPS agora ficará a também psicóloga Dra. Isleia Nunes, que atendia anteriormente na atenção básica de Saúde, por meio do NASF, e já está no período de transição há cerca de 30 dias. “É uma responsabilidade muito grande substituir a Dra. Cristina aqui no CAPS. A gente fica triste com a despedida, mas ao mesmo tempo também estamos felizes por ela, que sai deixando um lindo e importante trabalho prestado. Desejamos toda sorte do mundo nessa nova etapa da vida dela”, comentou Isleia, sendo apoiada pela equipe.

O prefeito José Natan, acompanhado da secretária de Saúde, Daiane Pupin, fez questão de estar presente no último dia de atendimento da Dra. Cristina Pires no CAPS, no último dia 9 de fevereiro, e agradeceu todo empenho e dedicação ao município nas últimas 3 décadas. Ele ainda parabenizou o trabalho realizado e desejou sucesso nessa nova fase da vida dela.

Serviço

O CAPS atualmente tem mais de 500 pacientes cadastrados, com atendimentos na unidade e em domicílio, e oferece várias oficinas e tratamentos para doenças mentais. Por conta da pandemia de Covid-19, as atividades presenciais e em grupos tiveram que ser suspensas, mas a unidade continua prestando atendimento para controle de medicação de pacientes.

O CAPS está instalado na rua Maximino Jose da Rocha, 3445 - Chácara Boa Vista.

Perfil

Cristina Maria de Freitas Pires, filha do senhor João Ferreira Pires (in memoriam) e da senhora Maria de Freitas Pereira Pires, nasceu em 26/09/1967, na cidade de Cassilândia–MS. Mudou-se para Campinas, onde foi acadêmica do curso de Psicologia pela PUC - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, tendo concluído o curso superior em 29 de janeiro de 1992. Logo em seguida retornou à Aparecida do Taboado-MS, cidade onde os residiam seus pais.

Ainda em meados de 1992 foi contratada pelo Município e passou a trabalhar como psicóloga da APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.

Em 1996 passou a ser primeira psicóloga concursada pela Prefeitura, sendo empossada no dia 15 de janeiro daquele ano, e foi cedida para a APAE, dando continuidade ao trabalho que já havia sendo prestado e que ela exerceu por 19 anos. Cristina foi eleita presidente voluntária da APAE no ano de 1994 e seguiu até 2001, sendo reeleita de 2011 a 2016.  Mulher dinâmica e de iniciativa, desenvolveu muitas atividades e projetos visando o bem-estar das pessoas deste município.

Aperfeiçoou seu conhecimento com várias capacitações para melhor atender os pacientes, destacando: Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa, Psicólogo Perito Examinador e Gestão do SUS. Pós graduada em Psicologia Clínica: Terapia Cognitivo-Comportamental, Gestão Pública, Psicologia do Trânsito, Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde.

No ano de 2009, junto com seus colegas de trabalho, se empenhou na busca pela melhoria na Saúde Mental. Com a abertura do CAPS - Centro de Atenção Psicossocial, onde foi nomeada Coordenadora e Psicóloga, desenvolveu novas e importantes atividades/projetos.

Desde então, a psicóloga Dra. Cristina vem atuando com excelência dentro da sua profissão, tendo como valores norteadores a ética, profissionalismo, dedicação, humanização, exemplos de superação e motivação a todas as pessoas que buscaram atendimento, inclusive para a sua própria equipe de trabalho, que se auto denomina “Família CAPS”.

E foi no dia 09/02/2021, por direito adquirido, que ela comunicou a sua aposentadoria. “A você, Dra. Cristina, só podemos agradecer por todos esses anos de serviços prestados à população aparecidense”.

Fonte: Camila Helem - Diretoria de Comunicação
Autor: Fotos: Markos Fernando/Arquivo Pessoal