15 JAN 2021
José Natan visita Fundação Chapadão e pretende diversificar o agronegócio no município

O prefeito José Natan cumpriu agenda nesta quarta-feira (13) em Chapadão do Sul, onde participou de uma reunião na Fundação Chapadão para conhecer melhor a entidade e iniciar tratativas para uma futura parceria com a Prefeitura de Aparecida do Taboado.

Segundo o prefeito, ele tomou conhecimento do trabalho da Fundação Chapadão através do Sindicato Rural, com quem a Fundação já tem parceria, e durante reuniões com produtores rurais aparecidenses. A intenção de José Natan é ampliar as pesquisas e experimentos com soja em Aparecida do Taboado para que esta possa ser o terceiro nicho de atividade econômica do município, lembrando que o plantio de soja pode ser utilizado para a recuperação de pastagem degradada.

O presidente da Fundação Chapadão, Ilton Henrichsen, o Diretor Executivo, André Piesanti e o Pesquisador Dr. Jefferson Luiz Anselmo recepcionaram o prefeito José Natan e reforçaram o compromisso da entidade com o desenvolvimento de tecnologias e experimentos para implantação e difusão da cultura da soja, fortalecendo o sistema Integração lavoura-pecuária

O prefeito José Natan disse que o município possui uma extensa área onde funcionou uma Escola Agrícola no município e que está desativada há 8 anos podendo ser apropriada para o desenvolvimento do trabalho da Fundação. “Nossa Escola Agrícola conta com toda infraestrutura predial e outras necessárias para o seu funcionamento e com a participação da Fundação Chapadão será muito interessante tecnicamente para os alunos e para o desenvolvimento da cultura da soja no nosso município”, explicou.

José Natan ainda fez questão de frisar que Aparecida do Taboado está em uma posição geográfica privilegiada, na divisa com São Paulo, e possui solo adequado para o incremento da sojicultora - como já confirmaram experimentos feitos pela própria Fundação em propriedades locais, o que deverá promover maior desenvolvimento econômico e social na região.

Os diretores da Fundação Chapadão demonstraram bastante interesse numa parceria futura e devem visitar Aparecida do Taboado em breve para conhecer in loco a área contemplada pela Escola Agrícola. Eles ainda convidaram o prefeito José Natan para participar da TecnoAgro 2021, a ser realizada nos dias 10 e 11 de março em Chapadão do Sul.

Após a reunião, o prefeito ainda concedeu entrevista à TV Cultura para falar sobre o interesse em diversificar o agronegócio em Aparecida do Taboado.

Reciclagem de lixo

Aproveitando a visita à região, o prefeito José Natan visitou Chapadão do Céu, no Estado vizinho Goiás, para conhecer um projeto mantido pela Prefeitura daquele município, que mantém uma usina de reciclagem de lixo para dar destinação final apropriada para os resíduos sólidos.

Como acabar com o lixão a céu aberto será um dos principais desafios da nova gestão, José Natan foi conhecer mais sobre este projeto que, além de dar destinação adequada ao lixo, incentiva a coletiva seletiva e gera emprego e renda para o município, podendo ser uma alternativa a ser implantada em Aparecida do Taboado futuramente.

“Ficamos animados com o trabalho que é realizado em Chapadão do Céu e vamos estudar as nossas possibilidades. O fato é que existe um TAC a ser cumprido pelo município e precisamos resolver a questão dos resíduos sólidos. Estamos buscando e estudando alternativas possíveis”, explicou o prefeito, não descartando a instalação de um aterro sanitário em Aparecida do Taboado ou parceria com outro município para o transbordo.

Autor: Camila Helem - Diretoria de Comunicação
Local: Aparecida do Taboado