14 JAN 2021
Nova Administração reativa mamógrafo no CEDIT e pretende zerar fila ainda no 1º semestre do ano
Prefeito José Natan pediu aos servidores do CEDIT que façam uma força tarefa para que todos os pedidos sejam atendidos com o máximo de urgência

O prefeito José Natan, acompanhado do vice-prefeito Ten. Ávila e da secretária de Saúde, Daiane Pupin, esteve na manhã desta terça-feira (12) no Centro de Diagnóstico, Imagem e Terapia (CEDIT), onde fez a reativação do mamógrafo e autorizou a retomada do atendimento que estava paralisado desde o dia 19 de março.

A medida pretende atender a uma demanda que se acumulou desde a desativação do Centro, na gestão passada. Segundo mostrou a secretária de Saúde, há pacientes aguardando a realização de mamografia desde 2019 e o número de pedidos acumulados é grande.

José Natan pediu aos servidores do CEDIT que façam uma força tarefa para que todos os pedidos sejam atendidos com o máximo de urgência possível. “Nós pretendemos zerar esta fila ainda nesse primeiro semestre do ano” disse a Daiane, acrescentando que não é possível mensurar o tamanho da demanda, mas que a meta é realizar 80 exames/mês para alcançar o resultado esperado.

A secretária ainda orientou que os pacientes que estão com pedido de mamografia em casa devem procurar o CEDIT para fazer o exame, “é só trazer o pedido e solicitar o agendamento. Entre outras medidas de segurança que estamos tomando, os servidores aqui do Centro estão orientados a garantir o espaçamento entre um atendimento e outro para evitarmos aglomeração por conta do novo coronavírus”, esclareceu.

Também prestigiaram a reativação do CEDIT os vereadores Gilberto Carrapicho, Ber Galter e Patrícia da Saúde.

Outros atendimentos

Além da mamografia, o CEDIT ainda oferece atendimentos de Fisioterapia, Psicologia e Nutricionismo. Atualmente, a nova gestão disponibilizou 4 fisioterapeutas, sendo que 3 ficam disponíveis no Centro e 1 faz atendimento domiciliar; o psicólogo também atende no local. Já a nutricionista está realizando as consultas nas ESFs e o cronograma de atendimento está disponível nas unidades de saúde e no próprio CEDIT.

“Nós tínhamos 4 salas para Fisioterapia, mas 3 delas estavam sendo utilizadas como depósito. Então, nós as desocupamos e colocamos para funcionar”, disse a secretária. Ela ainda acrescentou que o prédio que abrigava a antiga farmácia foi reestruturado e transformado num almoxarifado totalmente organizado.

O CEDIT está funcionando das 7h às 11h e das 13h às 17h, ao lado do Postão.

Covidário

O covidário segue em funcionamento no Postão com atendimento diário, porém a Secretaria de Saúde substituiu os testes rápidos pelos testes RT-PCR (Swab), que garantem um resultado mais fidedigno, além de serem gratuitos para o município, “com isso trouxemos mais segurança aos resultados de exames e ainda garantimos uma economia para o município”, explicou a secretária.

Segundo a pasta, Aparecida do Taboado tem realizado uma média de 30 exames por dia, “nós notamos um aumento significativo no número de testes após as festas de final de ano, tem dias que chegamos a realizar até 40 exames. Então pedimos compreensão à população para que reforcem os cuidados para a prevenir o contágio e evitar a disseminação do vírus”, destacou Daiane.

Autor: Camila Helem - Diretoria de Comunicação