05 OUT 2020
Vacinação contra poliomielite ocorre de hoje até o dia 20 de outubro

O movimento “Vacina Brasil” continua. Desta vez, a campanha é contra a poliomielite e inicia nesta segunda-feira, 05, até o dia 20 de outubro. Atualize a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Crianças de 1 a menores de 5 anos também precisam ser vacinadas.

O Ministério da Saúde definiu o sábado, dia 07 de outubro, como o “Dia D” da campanha. Em Aparecida do Taboado a vacinação ocorrerá na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Jardim do Lago, das 8h às 17h (BR).

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Eugênia Paiva, enfatizou às famílias que a campanha irá até o dia 20, por isso não é preciso deixar para levar as crianças apenas no dia D. Essa atitude faz com que sejam evitadas esperas e aglomeração. “A unidade está exclusivamente destinada  à vacinação,  todos os dias da semana. O uso de máscaras é obrigatório. Pedimos ainda que apenas um adulto da família vá para levar a criança”, orientou.

A poliomielite é uma doença altamente infecciosa e afeta principalmente crianças menores de cinco anos de idade. O vírus da pólio, geralmente contraído pela ingestão de água contaminada, ataca o sistema nervoso e pode levar à paralisia. Embora não haja cura, a pólio pode ser prevenida pela vacina.

Muitas doenças deixaram de ser um problema de saúde pública no Brasil e no mundo graças à vacinação massiva da população. Atualmente, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) oferece 18 vacinas para a vacinação de crianças e adolescentes, que protegem de doenças, como sarampo, febre amarela, rubéola, caxumba, hepatites A e B, entre outras.

Fonte: Luana Chaves - Assessoria de Comunicação
Local: Aparecida do Taboado