10 JUN 2020
SAÚDE
Com sete casos confirmados, Comitê de Enfrentamento ao Covid discute biossegurança das indústrias e reflexos da flexibilização do comércio

O Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 reuniu-se na manhã desta quarta-feira, 10, na Prefeitura, para discutir a biossegurança das indústrias e os reflexos da flexibilização do comércio durante o período de pandemia de coronavírus. Aparecida do Taboado está com sete casos confirmados e a preocupação é que com o avanço de casos seja difícil conter a proliferação da doença.

O prefeito Robinho Samara abriu o encontro ressaltando que a sociedade estava representada no Comitê, por meio de representantes do Poder Legislativo, do comércio, Conselho de Segurança Pública e Indústria, e, que apesar da decisão ser do Poder Executivo as proposituras do Comitê sempre serão levadas em consideração. Disse também que apesar do momento ser de preocupação, é fundamental que a população se tranquilize, porque as medidas necessárias para o enfrentamento ao Covid-19 estão sendo tomadas desde a decretação do estado de pandemia declarado pelos órgãos internacional e nacional.

Ficou decido que as indústrias fornecerão o Plano de Biossegurança à Secretaria Municipal de Saúde e também haverá maior interação entre a Saúde e os Recursos Humanos das empresas industriais instaladas em Aparecida do Taboado.

Sobre o comércio que for flagrado pela Vigilância Sanitária descumprindo as medidas de prevenção, o Comitê decidiu pela punição com suspensão de seus alvarás. “A partir da dupla notificação as empresas com potencial de aglomeração e que, por ventura, estejam desrespeitando os decretos municipais serão alvos de suspensão dos determinados alvarás. Depois da segunda notificação a Prefeitura suspende o alvará por 7 dias; havendo reincidência suspende por 14 dias e, se voltar a incorrer a suspensão passa a ser por 30 dias”, explicou Jary Augusto Silva, secretário de Administração.

Quanto ao funcionamento da praça de alimentação da Feira Livre “Augusto Carvalho” com as devidas adequações, o Comitê solicitou a Procuradoria Jurídica do Município que avalie e se manifeste, pois o espaço é considerado público e não privado, e que a abertura ou flexibilização da praça de alimentação poderia ser considerada como algum tipo de afronta ao Decreto que determina a não aglomeração e eventos em espaços públicos.

Após todas as decisões, o prefeito Robinho Samara agradeceu o trabalho do Comitê e contou que o Município ganhou 28.500 máscaras da Eldorado e irá distribuir entre as entidades, servidores públicos e comunidade da melhor maneira.

Participaram da reunião: a Secretária Municipal de Saúde, Tatiane Bernardes; o presidente da Câmara de Vereadores, José Rodrigues de Matos (Zezão); o delegado de Polícia Civil, Fabiano Alves; o presidente da AIAT (Associação Industrial de Aparecida do Taboado) Faber Lalluci; secretário de Administração, Jary Augusto Silva; representante da Associação Comercial e Industrial, José Ivo Bernardes; e o coordenador da Vigilância Sanitária, Adilson Valentim.

Fonte: Luana Chaves - Assessoria de Comunicação
Local: Aparecida do Taboado