27 NOV 2019
Escolas Municipais recebem teatro “Meu quarto, minha inocência”

Dando continuidade à campanha contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, a Prefeitura de Aparecida do Taboado, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, exibe nas escolas municipais, nesta semana, de terça-feira, 26, a sexta-feira, 29, a peça teatral “Meu quarto, minha inocência”.

O teatro é do Núcleo de Produção e Difusão, do Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro, da cidade de Jales-SP, contratado pela Secretaria Municipal de Assistência Social para chamar atenção dos estudantes da rede pública de ensino para os casos de abuso e exploração. Durante a apresentação uma equipe da Assistência Social fica de prontidão para atender relatos.

Com ênfase na atenção e sensibilidade para identificar os casos, os autores Higor Arco, Renuza Gonçalves, Letícia Perfetto e Guilherme Badilho, apresentam possíveis situações que fazem parte da realidade da criança abusada, muitas das vezes no âmbito de sua casa e por um parente ou amigo próximo. No final da peça, a secretária municipal de Assistência Social, Lucilene Tábuas Carrasco, servidores do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social) e Conselho Tutelar são apresentados para as crianças e explicam sobre a forma correta de denunciar.

Lucimeire Brandão, coordenadora do CRAS, ressalta que a denúncia é fundamental para a prisão do abusador e que todos os órgãos da Secretaria de Assistência Social podem receber a acusação, principalmente o Conselho Tutelar. Além disso, ela enfatiza que também é possível fazer a formalização da denúncia sem ser identificado, através do Disque 100, ligação gratuita para a rede de proteção da criança e do adolescente, onde os casos são encaminhados para o Ministério Público, Polícia e Conselho Tutelar local para dar prosseguimentos às investigações.

“É preciso ter coragem. Não se calem se vocês souberem de algum amiguinho que está passando por isso. O abuso sexual acontece também aqui em Aparecida do Taboado. Nós tivemos muitos casos registrados e por isso trouxemos a campanha até vocês, porque buscar combater o abuso e a exploração não deve ser feito somente no dia 18 de maio, quando é o dia de luta, devemos coibir este tipo de situação todos os dias do ano”, falou.

As apresentações ocorrem para os turnos matutino e vespertino. Nesta semana, na terça-feira, 26, a peça foi apresentada para os alunos da Escola Municipal João Luiz Pereira e para os alunos da Escola Municipal São Jerônimo. Na quarta-feira, 27, na Escola Municipal João Alves Lara; na quinta-feira, dia 28, na Escola Municipal Professor Jesus José de Souza; e na sexta-feira, dia 29, será na Escola Municipal João Chama, às 8h30 e às 13h30.

Ao todo serão 14 apresentações da peça. O teatro estreou no dia 18 de novembro, atendendo as escolas estaduais “Frei Vital de Garibaldi”, “Georgina de Oliveira Rocha” e “Ernesto Rodrigues”.

Local: Aparecida do Taboado