31 OUT 2019
Saúde encerra Outubro Rosa com “Dia D” e anuncia carreta do Hospital de Amor

No último dia 23, a Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio de todas as equipes das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) e do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), realizou o “Dia D” da campanha Outubro Rosa, que visa chamar a atenção das mulheres para a prevenção do Câncer de Colo de Útero e Mama. A ação de prevenção terá extensão no mês de novembro com a carreta do Hospital de Amor, com exames preventivos e de mamografia.

De acordo com a coordenadora de Atenção Básica, Cintia Lalucci, durante o “Dia D” as unidades estiveram preparadas para coleta de preventivo, exame clínico das mamas, teste rápido de Sífilis, HIV, Hepatite B e C. Além destes exames, os postos também fizeram orientação odontológicas de prevenção ao Câncer Bucal e ofereceram palestras pelo NASF para prevenção das doenças.

Cintia Lalucci ressaltou que o trabalho de prevenção é crucial para a detecção de ambas as doenças. “O Câncer de Mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença”, contou.

Segundo o secretário de Saúde, Márcio Garcia Galdino, apenas exames de mamografia não foram realizados, pois o aparelho passará manutenção, no entanto a Secretaria Municipal de Saúde solicitou a extensão da campanha com a Carreta do Hospital de Amor, que estará no município de 25 a 28 de novembro. “Serão realizados 320 atendimentos para preventivos e 178 para mamografia. As mulheres que já estão com o pedido para o exame das mamas terão prioridade. Os exames serão agendados com antecedência apenas nas unidades de saúde”, explicou.

Para participar é preciso agendar horário na unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de seu bairro ou na UBS (Unidade Básica de Saúde) Manoel Rodrigues da Silva.