30 OUT 2019
Ala de internação do hospital passa por reforma e adequações

A Prefeitura de Aparecida do Taboado deu início à reforma total e adequações da parte antiga da ala de internação do Hospital Municipal, na tarde desta terça-feira, 29.

Os serviços são executados pela empresa Construgrande Engenharia, de Rio Grande do Sul, que venceu o processo licitatório através de pregão presencial. Para a execução da obra, o município conseguiu, junto da União, através de proposta cadastrada no Fundo Nacional de Saúde, um investimento de R$ 710.000,00 (Setecentos e Dez Mil Reais) para a reforma, que, após a licitação teve o valor reduzido em R$ 555.665,95 (Quinhentos e Cinquenta e Cinco Mil Seiscentos e Sessenta e Cinco Reais e Noventa e Cinco Centavos).

A execução dos serviços está sendo fiscalizada pela Secretaria Municipal de Obras e acompanhada pela Secretaria Municipal de Saúde. O prefeito Robinho Samara esteve no hospital, acompanhado do secretário de Obras, Igor Vougado, e se reuniu com a diretora da FESAT (Fundação Estatal de Saúde de Aparecida do Taboado), Mara Nilza e com o engenheiro responsável, Willian Ballock. Durante a visita, o engenheiro apresentou ao Chefe do Executivo todos os problemas estruturais da unidade e garantiu qualidade no serviço, previsto para ser finalizado em seis meses.

“É uma obra de suma importância que a gente buscou desde o primeiro mandato. A obra trará mais conforto para todos que utilizam o Hospital Municipal. Estamos fazendo uma reforma 100% adequada aos métodos do Ministério da Saúde”, falou Robinho.

O secretário municipal de Saúde, Márcio Garcia Galdino, contou que a reforma contempla a substituição de todo o telhado, a parte de madeiramento, piso, portais, venezianas e pintura da ala de internação. “Essa reforma é de extrema importância para melhor acolhimento dos pacientes e acompanhantes, possibilitando acomodação apropriada, tendo em vista que desde a criação do Hospital Municipal aconteceram apenas pequenos reparos de pinturas, sendo necessário um grande investimento como este que ocorre agora”, explicou.

Márcio ainda lembrou que a proposta estava cadastrada desde 2016 no Fundo Nacional de Saúde e após diversas tratativas com o Governo Federal a obra foi liberada somente neste ano de 2019 pela Caixa Econômica Federal. “Essa é uma conquista de todos os munícipes. Agradeço todo o respaldo e apoio dado pelo prefeito Robinho Samara que está a frente da Administração Municipal para que fosse possível concretizar mais este sonho da população aparecidense”.

O secretário ainda enfatizou que o Poder Executivo tem investido em aquisições de equipamentos hospitalares, como: Arco Cirúrgico, Aparelho de Anestesia, Cardiotocógrafo, Aparelho de Ultrassom, Raio X- Digital e Capnógrafo. “A preocupação em Saúde não está apenas no espaço físico, mas em oferecer um diagnóstico preciso e rápido para todo o cidadão que necessita dos serviços de Saúde”, finalizou.

Outro investimento previsto para ocorrer na FESAT (Fundação Estatal de Saúde de Aparecida do Taboado) é a ampliação da unidade hospitalar. A licitação já ocorreu neste mês, porém não foi finalizada, pois as empresas participantes entram com pedido de recurso. Com base na proposta cadastrada no Fundo Nacional de Saúde, para a ampliação o valor é de R$ 1.299,500, 00 (Um milhão duzentos e noventa e nove mil e quinhentos reais).

Local: Aparecida do Taboado