30 OUT 2019
Cemitério Municipal recebe melhorias para Dia de Finados

No sábado, dia 02, é celebrado o Dia dos Finados, a data é marcada por diversas manifestações religiosas e homenagens aos que partiram. Em Aparecida do Taboado, o Cemitério Municipal receberá no feriado centenas de visitantes durante todo o dia, e para melhor receber a população o espaço está recebendo diversas melhorias.

A Prefeitura de Aparecida do Taboado, por meio da Secretaria Municipal de Obras, começou essa semana a fazer a limpeza e a pintura do meio fio em torno do Cemitério Municipal. Já, a empresa responsável pela manutenção do local realiza a limpeza dentro do espaço.

O secretário de Obras, Igor Vougado, informou que uma equipe da Secretária Municipal de Obras está fazendo a limpeza do estacionamento e em volta do local, e outra equipe começou a fazer a pintura do meio fio em toda Avenida da Saudade.

O prefeito Robinho Samara lembrou que o feriado é uma data de grande importância no município. “Nosso objetivo é preparar o local para que as pessoas possam encontrar um espaço limpo e adequado, em respeito às famílias enlutadas, mas também à história das pessoas sepultadas aqui”, falou.

Missa

Para que os fiéis possam orar por seus entes queridos que já se foram, o Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida irá realizar uma missa campal, às 7h (BR), no Cemitério Municipal. A celebração será feita pelo padre Vicente.

Na última terça-feira, 29, o pároco realizou uma visita ao Gabinete do prefeito Robinho Samara para tratar sobre assuntos relacionados à Igreja Católica e recebeu a doação de uma tenda para dar mais comodidade aos fiéis que participarem da missa.

“Sei da importância dessa data para as famílias, por este motivo, me comprometi em colocar uma tenda para a realização da Missa de Finados que ocorrerá neste sábado, e, dessa forma dar mais comodidade a todos que passarem pelo local no horário da celebração”, falou Robinho.

História

Oficialmente, o Dia de Finados foi incluído na liturgia (sequência de ritos da Igreja Católica) no século 13, graças aos esforços do monge beneditino Odilon de Cluny, na França. Segundo os relatos da época, esse monge notou que nem todos os mortos eram lembrados nas orações dos fiéis e, então, ele começou a pregar em benefício dessas almas.

O dia 02 de novembro foi escolhido pela proximidade com o Dia de Todos os Santos (comemorado na véspera, dia um de novembro) quando a Igreja celebra todos aqueles que morreram em estado de graça. Portanto, esse dia ficou consagrado à celebração daqueles que morreram e não costumavam ser recordados nas orações.

Local: Aparecida do Taboado