14 OUT 2019
CAPS promoveu exposição para lembrar “Dia Mundial da Saúde Mental”

No dia Mundial da Saúde Mental, 10 de Outubro, o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) "Tião Lapa" realizou uma feira com exposição dos trabalhos realizados pelos pacientes na unidade. A exposição ocorreu na sede da unidade, das 08h30 às 14h.

De acordo com a psicóloga Cristina Pires, coordenadora do CAPS, anualmente a data é lembrada pelo CAPS, com o objetivo de chamar atenção para a importância do trabalho terapêutico para o equilíbrio da saúde mental. “Fazemos comemorações nesta data, pois acreditamos que neste trabalho terapêutico nós conseguimos equilibrar a saúde mental, controlar nossos pacientes que às vezes tem problema mental ou psicológico. Então a ideia é de juntar essas duas coisas também”, explicou.

Cristina contou que a unidade também fez um espaço para lembrar a campanha “Outubro Rosa”, cujo objetivo é também de prevenção. “Nós fizemos um painel para lembrar da importância da prevenção do câncer de mama também”, explicou.

O CAPS é um dos serviços substitutivos aos antigos manicômios e tem contribuído para a inserção social de todas as pessoas com algum tipo de transtorno e também dependentes de substâncias psicoativas (álcool e drogas).

No município, a unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, na Rua Maximino José da Rocha, 3445, Chácara Boa Vista, em frente ao Módulo Esportivo. Os telefones para atendimento são: (67) 3565-6147 ou 9 92033759. Os interessados pelos serviços do CAPS podem procurar os profissionais da unidade.

No local trabalham: psicóloga, assistente social, enfermeira, pedagoga para oficinas terapêuticas e técnica de enfermagem.