03 OUT 2019
Sanidade e controle sanitário em estabelecimentos comerciais foi tema de palestra em Aparecida do Taboado

Para orientar os empresários de estabelecimentos comerciais sobre um conjunto de ações que garantem a sanidade e o controle sanitário dos comércios, a Prefeitura de Aparecida do Taboado, representada pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária, e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, realizou uma palestra no dia 17 de setembro, às 20h, no Centro Cultural e Pedagógico “Professor Agrício José Tolentino”.

A reunião contou com a participação da secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, Dulce Lima; do secretário de Saúde, Márcio Garcia Galdino; coordenador da Vigilância Sanitária, Adilson Valentim de Freitas; e do médico veterinário do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Estênio Roberto de Freitas. A ação contou ainda com a parceria da ACIAT (Associação Comercial e Industrial de Aparecida do Taboado) na divulgação e acompanhamento das atividades.

Na oportunidade, Dulce Lima abriu a palestra agradecendo a participação dos empresários e destacou a importância do evento. “O objetivo do Governo Municipal é melhorar suas práticas de higiene e manipulação dos produtos in natura. É de grande relevância tanto para o comerciante, quanto para o cidadão aparecidense que os produtos comercializados sejam de qualidade e contem com total higiene”, disse.

O coordenador da Vigilância Sanitária, Adilson Valentim, falou aos presentes sobre as exigências sanitárias previstas no Código Sanitário e sobre as normas de boas práticas de manipulação de alimentos e derivados. Foram repassadas orientações quanto ao bem-estar, saúde, higiene e qualidade dos produtos e alimentos comercializados. Já o médico veterinário do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Estênio Roberto de Freitas, foi convidado para esclarecer todas as práticas que fazem parte das atribuições da certificação do SIM.

Ao finalizar a palestra, Adilson destacou que a Vigilância Sanitária já desenvolve diversas ações que conduzem do bem-estar à saúde, tratam da higiene e qualidade de produtos e alimentos comercializados em Aparecida do Taboado. “É nosso dever fiscalizar produtores de queijo, embutidos e doces. Também continuaremos fazendo visitas educativas em açougues. O nosso intuito é auxiliar os comerciantes para o bem estar da população, com o fornecimento de alimentos de qualidade. Vamos trabalhar de forma educativa para que não ser preciso tomar medidas punitivas”, finalizou.