A Prefeitura de Aparecida do Taboado, representada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, deu início, nesta quinta-feira, 12, ao projeto “Conscientizando Crianças e Adolescentes sobre o meio ambiente” no SCVF (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos).
O projeto tem parceria da Polícia Militar Ambiental e será desenvolvido até o final do ano. Durante a abertura, Lucilene Tábuas Carrasco, secretária municipal de Assistência Social, agradeceu a participação da Ambiental e destacou que o objetivo é conscientizar as crianças e adolescentes sobre o tema para que eles possam desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo, visando mudanças de comportamento.
“Os participantes serão estimulados a participar na vida pública do território em que vivem. Para isso palestras socioeducativas sobre o meio ambiente serão realizadas com diversas dinâmicas, além de atividades externas, como, por exemplo, visitas em empresas, ponte rodoferroviárias, coleta de lixo e plantio de mudas em áreas de preservação permanente”, contou Lucilene.
O comandante da PMA, Willian Braguini, contou às crianças que a visita final será uma volta na lancha da Ambiental, o que deixou todos eufóricos. “Todos vocês irão dar uma volta e vão conhecer a orla do nosso município de forma segura. Nesse dia vamos fazer o plantio de mudas na beira do rio e um piquenique”, adiantou Braguini.
Paralelamente às atividades serão desenvolvidas nas oficinas, arte com material reciclável e apresentações que envolvam a temática.
Após a apresentação do projeto foi realizada a primeira atividade com os participantes do SCFV com uma palestra sobre a preservação do meio ambiente. Quinzenalmente a Polícia Miliar Ambiental irá trabalhar com as crianças e adolescentes. A próxima atividade será uma panfletagem.
“Achamos de suma importância o convite para fazermos parte deste projeto, porque o serviço da Ambiental não é apenas autuar ou repreender, é principalmente educar, porque educando as crianças hoje você terá um futuro mais tranquilo, com menos agressões ao meio ambiente, à nossa cidade e ao nosso sistema”, finalizou o comandante.
O Chefe de Gabinete, Claudinei Paulo da Silva, representou o prefeito Robinho Samara durante a abertura do projeto e destacou que o Chefe do Executivo não pôde estar presente por cumprir agenda com o Governo do Estado, porém dá total apoio à iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social.