Cuidar da saúde da mulher de maneira preventiva foi o principal objetivo da parceria realizada entre a Prefeitura de Aparecida do Taboado e o Grupo Onça Pintada (GOP), no sábado, 15. Foram feitos 100 atendimentos de ultrassonografia da mama, na Unidade Básica de Saúde Central “Manoel Rodrigues da Silva” (Postão). Destes, 50 foram de livre demanda e 50 foram agendados pela Central de Regulação Municipal.
Durante a abertura do evento, o prefeito Robinho Samara fez um agradecimento ao deputado estadual Paulo Corrêa que é fundador e apoiador do GOP. “Essa ação mostra como é importante o trabalho de prevenção. Agradeço ao deputado por ter nos atendimento prontamente quando solicitamos. Essa ação complementa todos os nossos atendimentos. Recentemente enviamos o nosso aparelho de ultrassonografia computadorizada e vamos realizar 150 exames por mês, com isso pretendemos zerar a fila de demanda reprimida em quatro meses”, disse.
O Grupo Onça Pintada é uma Organização Não Governamental sem fins lucrativos, que oferece atendimentos e exames voltados para a prevenção do câncer de mama. Fundada há 18 anos, a entidade realiza atendimento em Campo Grande semanalmente e nos finais de semana visita os municípios do interior do Estado.
Ana Dalva Duarte Bezerra, assistente social e coordenadora do GPO, destacou que a prevenção é importante, porque mesmo que não apresente nenhuma alteração a mulher já cuidou da mama neste ano. “Muitas pessoas reclamam demais sobre a saúde da sua cidade, só que não fazem a prevenção. Quem cuida da prevenção não tem um problema maior mais pra frente, isso alivia o sistema de saúde”, pontuou.
A coordenadora elogiou, principalmente, a união de esforços em Aparecida do Taboado. “Foi uma surpresa grande encontrar todo mundo nessa união do prefeito, secretário de Saúde, não é em todo lugar que a gente encontra isso. É importante a forma como fomos recebidos aqui”, falou.
Márcio Garcia Galdino, secretário municipal de Saúde, agradeceu a todas a mulheres pelo comparecimento solicitado pelas Unidades de Saúde e ressaltou que, num segundo momento, as mulheres que receberem um diagnóstico de qualquer tratamento referente ao exame terão acompanhamento da Prefeitura, sendo encaminhadas pelo Município para o próximo atendimento na Capital.
Todas as mulheres que fizeram o ultrassom durante a ação de prevenção puderam levar o exame para casa, mesmo aquelas que tenham indicação para fazer mamografia, pulsão e qualquer outro tipo de tratamento.
“Gostaria de agradecer ao prefeito pela oportunidade que ele tem dado. Ele não tem medido esforços para poder ajudar a Secretaria Municipal de Saúde e, consequentemente, para que possamos desenvolver as ações necessárias que a nossa população necessita. Quero mais uma vez agradecer também à toda equipe de Saúde que se dispôs em trabalhar para realizar este evento”, finalizou.