Exposição reúne peças que foram queimadas produzidas durante capacitação e celebra criatividade, arte, tradição e o talento dos artesãos do município
A arte, a criatividade e a cultura regional ganharam destaque na noite desta segunda-feira, 17 de agosto, na sala de reuniões “Eleonora Camargo de Queiroz”, com a exposição das peças produzidas durante a Oficina de Modelagem em Cerâmica, realizada em Aparecida do Taboado.
A iniciativa proporcionou aos participantes uma experiência enriquecedora de aprendizado e expressão artística, aliando técnicas de modelagem em argila à valorização dos saberes e das tradições culturais de Mato Grosso do Sul.
Realizada entre os dias 22 e 26 de junho, a capacitação foi ministrada pelo renomado mestre artesão sul-mato-grossense Cleber Ferreira de Brito, conhecido como “Cleber das Onças”, referência na produção artística em cerâmica e na preservação dos conhecimentos tradicionais ligados ao artesanato.
Durante a oficina, os participantes aprenderam diferentes técnicas de modelagem em argila e tiveram a oportunidade de transformar ideias e criatividade em peças únicas, desenvolvendo habilidades manuais e descobrindo novas possibilidades por meio de uma das mais antigas formas de expressão artística da humanidade.
Após a conclusão da oficina, as peças foram encaminhadas para a queima na Cerâmica Taboado, etapa fundamental para garantir resistência e acabamento aos trabalhos. Na noite de 17 de agosto, as obras foram devolvidas aos seus respectivos artistas, em um momento marcado pela satisfação de ver o resultado de todo o aprendizado e dedicação.
A diretora de Cultura, Camila Helem, destacou a importância da parceria para a realização do trabalho. “Na noite de 17 de agosto, as peças foram devolvidas aos artistas, após serem queimadas na Cerâmica Taboado, a quem, em nome do empresário Frank Said, gostaríamos de agradecer pelo apoio.”
Além de celebrar os trabalhos produzidos, a exposição também marcou uma importante etapa de valorização e preservação da produção artística local. Algumas peças passaram por curadoria e foram selecionadas para integrar o acervo da Diretoria Municipal de Cultura.
As obras escolhidas ficarão expostas na Biblioteca Municipal e também poderão ser utilizadas em eventos e ações relacionadas à Cultura, como forma de incentivar o artesanato, a produção artística e o chamado “fazer cultura” no município.
Todas as peças selecionadas serão devidamente identificadas e etiquetadas, dando visibilidade aos artesãos responsáveis por sua produção e registrando seus nomes como parte da história cultural de Aparecida do Taboado.
A exposição contou com a presença da diretora de Cultura, Camila Helem, e de servidores da pasta, que prestigiaram o resultado da capacitação e o talento dos participantes.
Mais do que ensinar uma técnica artesanal, a oficina representa um investimento na cultura, na criatividade e nas pessoas. A iniciativa contribui para revelar novos talentos, fortalecer a identidade cultural do município e manter vivos conhecimentos que atravessam gerações.
Ao transformar a argila em arte, os participantes também ajudaram a transformar aprendizado em memória, criatividade em cultura e talento em patrimônio de Aparecida do Taboado.
Fonte: Fotos Edi Junior - DICOM
Autor: Diretoria de Comunicação