A saúde pública de Aparecida do Taboado passa por um importante processo de modernização com a implantação e ampliação do serviço de telemedicina, que já garante atendimento especializado em sete áreas da saúde. A iniciativa fortalece a rede municipal e assegura ao cidadão o direito de escolha entre aguardar a consulta presencial tradicional ou optar pelo atendimento online, modalidade que vem se consolidando como uma alternativa ágil, segura e eficaz.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Daiane Pupin, a implantação da telemedicina tem como principal objetivo qualificar e fortalecer o processo de encaminhamento dos usuários da Atenção Primária para os serviços especializados. Para isso, o município passou a utilizar ferramentas de Telessaúde, como as teleconsultas, ampliando o acesso da população aos especialistas e reduzindo significativamente o tempo de espera, sem abrir mão da qualidade do atendimento.
Os teleatendimentos têm como finalidade direcionar, agilizar e aumentar a resolutividade dos casos, promovendo uma integração mais eficiente entre a Atenção Primária e a Atenção Especializada. Além dos benefícios técnicos, o modelo traz vantagens práticas tanto para o município quanto para os pacientes, como maior rapidez no acesso ao especialista, diminuição de deslocamentos e uso mais racional dos recursos públicos.
Com a chegada da telemedicina, Aparecida do Taboado amplia e qualifica o cuidado em saúde, consolidando um modelo híbrido de atendimento. Atualmente, o município conta com 13 especialidades ofertadas de forma presencial e outras 7 disponíveis por meio da telemedicina, unindo tecnologia, humanização e eficiência para melhor atender a população.