Neste mês, a campanha Outubro Rosa reforça a importância do cuidado com a saúde da mulher e incentiva todas a procurarem as unidades de saúde para realizarem exames preventivos essenciais, como o Papanicolau, a avaliação clínica das mamas e, para mulheres a partir dos 40 anos, a solicitação da mamografia.
Para facilitar o acesso da população feminina que enfrenta dificuldades em comparecer às unidades durante o horário comercial, a Secretaria de Saúde promoveu um mutirão em horário estendido no dia 16 de outubro (quinta-feira), das 17h às 20h. A ação aconteceu simultaneamente nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Vila Barbosa, ESF Central e ESF São Jerônimo, resultando em um total de 117 exames coletados somente nesse primeiro dia.
Para a secretária de Saúde, Daiane Pupin, "a iniciativa terá continuidade no dia 30 de outubro (quinta-feira), no mesmo horário estendido, nas unidades ESF Vila Pereira, ESF Jardim das Flores, ESF Rural e Ranchos e ESF Jardim do Lago. O objetivo é oferecer mais comodidade às mulheres que não conseguem comparecer às unidades durante o horário comercial", comentou.
A campanha reforça que o diagnóstico precoce é a melhor forma de combater o câncer de colo do útero e o câncer de mama, aumentando significativamente as chances de cura. A orientação é para que todas as mulheres compareçam, mesmo que não apresentem sintomas, seguindo as recomendações para cada faixa etária.
A Secretaria de Saúde reforça o convite, cuide de você, participe da campanha e incentive outras mulheres ao seu redor. A prevenção salva vidas.