Teve início na tarde desta quarta-feira, 21 de agosto, em Aparecida do Taboado, o I Seminário Regional de Mobilidade e Trânsito, com o tema “Construindo cidades mais seguras”. O evento que será finalizado amanhã, dia 22, marca um passo importante para a integração regional e o fortalecimento de políticas públicas voltadas à segurança viária.
Reunindo representantes de nove municípios — Brasilândia, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Inocência, Paranaíba, Selvíria, Três Lagoas e o município-sede, o seminário promove um espaço de diálogo, troca de experiências e construção coletiva de soluções para os desafios da mobilidade urbana.
Durante os dois dias de programação, gestores públicos, especialistas e profissionais da área vão participar de palestras, painéis e workshops que abordam temas como educação para o trânsito, fiscalização eficiente, infraestrutura urbana e mobilidade sustentável. O objetivo é claro: reduzir acidentes, salvar vidas e tornar as cidades mais acessíveis e humanas.
A solenidade de abertura contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, incluindo o vice-prefeito Tenente Ávila (representando o prefeito José Natan), a presidente do CETRAN/MS, Regina Maria Duarte, os secretários municipais Fátimo Dias (Governo), Dartagnan Queiroz (Desenvolvimento), Adriano Souza (Obras), além do Diretor Interino do DEMUTRAN, Jucelmo Souto, vereador Jucleber Bim, representantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, palestrantes e representantes dos municípios participantes.
Mais do que um evento técnico, o seminário representa uma mobilização regional pela vida, reforçando o compromisso dos gestores públicos com o bem-estar de motoristas, ciclistas e pedestres. A expectativa é que as discussões resultem em ações práticas e integradas, capazes de transformar o cenário da mobilidade urbana na região.