“O descarte irregular causa sérios danos ambientais ao solo, água, fauna e flora”
A Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de Aparecida do Taboado, sob a liderança de Dartagnan Queiroz, apoia a parceria entre a empresa de Correios e a Ambiental Flag, para oferecer à população uma nova alternativa de descarte seguro de pilhas e baterias.
O ponto de descarte foi instalado na unidade dos Correios, que cedeu o espaço físico, enquanto a empresa Flag doou o coletor específico para esse tipo de resíduo. O equipamento já está disponível à população e permite o descarte ambientalmente adequado de resíduos classificados como perigosos, devido à presença de metais pesados e outras substâncias tóxicas, que podem contaminar o solo e a água se descartados de forma incorreta.
Podem ser depositadas no coletor:
- Pilhas comuns
- Pilhas recarregáveis
- Baterias de dispositivos eletrônicos
- Baterias de relógios e aparelhos auditivos
“Assim que o volume do coletor atingir uma quantidade significativa, será contratada uma empresa especializada para fazer a coleta e a destinação final correta dos resíduos, seguindo todas as normas ambientais vigentes”, disse o Diretor de Meio Ambiente João Paulo.
A iniciativa reforça o compromisso da Secretaria com a sustentabilidade e o desenvolvimento de ações que minimizem os impactos ambientais, promovendo a conscientização e o engajamento da população no descarte consciente de resíduos perigosos.
Autor: Diretoria de Comunicação