Os Agentes de Combate de Endemias de Aparecida do Taboado realizou nesta semana uma importante ação de vistoria em alguns bairros da cidade, com o objetivo de intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
Durante as vistorias, os agentes visitaram diversas residências, orientando os moradores sobre práticas essenciais para eliminar criadouros do mosquito. As principais recomendações envolveram a limpeza regular dos quintais, a manutenção adequada de reservatórios de água para animais e a vedação correta de caixas d’água.
Segundo os profissionais do Controle de Vetores, pequenos descuidos podem se transformar em criadouros perigosos. Água parada em recipientes como pratos de vasos, latas, garrafas e pneus são os principais alvos do mosquito. Por isso, a colaboração da população é indispensável.
“Nosso objetivo é conscientizar e envolver a comunidade no combate ao mosquito. Com atitudes simples, podemos evitar surtos de doenças e proteger a saúde de todos”, destacou uma das agentes Paula Ferreira.
A Prefeitura de Aparecida do Taboado reforça que as visitas e fiscalizações continuarão sendo realizadas em outros bairros da cidade. Os moradores são incentivados a manter seus quintais limpos e a denunciar possíveis focos do mosquito.
A prevenção ainda é a melhor forma de combater essas doenças, e a união entre poder público e população é fundamental nessa luta.