A Prefeitura de Aparecida do Taboado, por meio das Secretarias de Meio Ambiente, Obras e Saúde, está dando continuidade à Operação “Cata-Treco”, que chega agora ao Setor 4 da cidade.
Entre os dias 11 e 14 de abril, os moradores devem colocar em frente às suas residências os resíduos volumosos e objetos inservíveis, como camas, sofás, colchões, eletrodomésticos, latas, entulhos e móveis velhos, para que sejam recolhidos sem nenhum custo.
Além de evitar o descarte irregular e a poluição urbana, a iniciativa tem como objetivo manter a cidade limpa, reduzir focos do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya – e eliminar criadouros de animais peçonhentos, como escorpiões, que oferecem riscos à saúde pública.
O município foi dividido em setores para facilitar o cronograma da operação. No período citado, serão atendidos os bairros do Setor 4: Jardim do Lago, São Luiz, Santa Luzia, Jardim Paraíso, Vila Rica e Chácara Boa Vista (da Avenida Orlando Mascarenhas até o Módulo Esportivo).
É importante ressaltar que a Operação “Cata-Treco” é uma ação contínua, programada para acontecer durante todo o ano de 2025. No entanto, o descarte fora das datas e locais definidos poderá acarretar multa ao responsável. Também vale destacar que resíduos da construção civil não serão recolhidos.
O Governo Municipal reforça o pedido à população para que mantenha quintais, terrenos e calçadas limpos, contribuindo para uma cidade mais saudável, segura e agradável para todos. Além do impacto positivo na saúde pública, uma cidade limpa valoriza o turismo e atrai novos investidores, fortalecendo o desenvolvimento econômico local.