Nos dias 7, 8 e 9 de novembro, a Fundação Estatal de Saúde de Aparecida do Taboado (FESAT) foi palco de um Mutirão de Cirurgias de Catarata, beneficiando 50 pacientes através do programa Opera MS, do Governo do Estado em parceria com o município de Aparecida do Taboado.
Esta ação promove uma melhoria significativa na qualidade de vida e na visão dos atendidos, ao proporcionar acesso mais rápido e eficaz ao tratamento oftalmológico.
A catarata, prevalente na terceira idade e podendo ocorrer por traumas em jovens, provoca uma visão turva e embaçada, que, com o avanço da doença, pode resultar em cegueira. A cirurgia devolve a nitidez visual e é um alívio especialmente para os pacientes que aguardavam na fila pelo procedimento.
Aparecida do Taboado se destaca como um dos municípios mais ativos no Opera MS, realizando um número expressivo de cirurgias proporcionais à sua população.
O prefeito José Natan destacou o impacto transformador do programa Opera MS para a saúde em Aparecida do Taboado, afirmando: “Com o incentivo do Governo Estadual, estamos eliminando a fila de espera que existia antes de nossa gestão, devolvendo qualidade de vida e visão a muitos aparecidenses que sofriam com a catarata.”