A campanha Outubro Rosa em Aparecida do Taboado foi marcada por diversas iniciativas para conscientizar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero. Durante todo o ano, as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) intensificam a necessidade de realização de exames preventivos, como mamografia e Papanicolau, fundamentais para aumentar as chances de cura dessas doenças.
No dia 31 de outubro, a Secretaria de Saúde encerrou o Outubro Rosa, com uma ação especial: a coleta noturna de exames preventivos nas unidades ESF Central, São Jerônimo, Vila Pereira, Jardim do Lago, Jardim das Flores/Rural e Ranchos, das 17h às 20h. Essa iniciativa facilitou o acesso ao atendimento para as mulheres que não podem comparecer durante o dia, resultando na participação de 248 mulheres, sendo 37 na ESF São Jerônimo, 56 na Vila Pereira, 13 na ESF Jardim do Lago, 88 no Jardim das Flores/Rural, 16 na ESF Central e 38 na Vila Barbosa.
O movimento Outubro Rosa enfatizou o autocuidado e a atenção à saúde feminina, destacando que o diagnóstico precoce é crucial para salvar vidas.