19 JUN 2024
Óculos de realidade virtual nas unidades Ana Maria do Nascimento e João Chama
A Secretaria de Educação do município, através da Chefia de Educação Especial, esteve utilizando no dia 18 de junho, uma inovação tecnológica na escola municipal João Chama e no CMEI Ana Maria do Nascimento, com a introdução de óculos de realidade virtual, através de uma equipe multiprofissional, que são Psicólogas e Assistentes Sociais nas atividades pedagógicas para alunos da Educação Especial, com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Essa iniciativa é um recurso utilizado para favorecer o comportamento e emoções das crianças na sala de aula.

Os óculos de realidade virtual oferecem uma nova dimensão ao aprendizado, permitindo que os estudantes com algumas necessidades explorem conteúdos de maneira mais envolvente e dinâmica. Com essa tecnologia, é possível realizar visitas virtuais a museus, explorar o espaço sideral, viajar pelo corpo humano, e muito mais. A ferramenta torna o aprendizado mais atrativo, facilitando a compreensão de conceitos complexos e estimulando a curiosidade do aluno assistido.

No Centro Municipal de Educação Infantil Ana Maria do Nascimento e na Escola João Chama, os óculos VR já estão sendo utilizados em alunos da Educação Especial. Psicólogos e Assistentes Sociais têm relatado uma melhora significativa na retenção de informações e no engajamento durante as aulas. A tecnologia também permite a personalização do ensino, atendendo às necessidades específicas de cada estudante.

A Secretária de Educação, Ana Rita Paião de Oliveira, destacou a importância da implementação dos óculos de realidade virtual nas escolas: "Estamos muito satisfeitos com os resultados iniciais. A realidade virtual está transformando a maneira como nossos alunos especiais aprendem e interagem com o conhecimento, garantindo uma educação de qualidade e preparada para o futuro."

Os alunos da Educação Especial, das unidades João Chama e Ana Maria do Nascimento agora têm à disposição uma ferramenta poderosa que não só enriquece o conteúdo educacional, mas também desperta o interesse pelo conhecimento, preparando-os melhor para os desafios do futuro.
Fonte: Fotos Pablo Portolani - DICOM
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024