Clique aqui e consulte nossas políticas.
07 JUN 2024
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável trabalha em ações voltadas para as pequenas propriedades e agricultores familiares
receba notícias
No dia 6 de junho, ocorreu uma reunião ordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) de Aparecida do Taboado. Esse encontro foi fundamental para discutir e planejar ações voltadas para o desenvolvimento das pequenas propriedades rurais e dos agricultores familiares do município.

Entre os principais temas da reunião, está o Programa de Inseminação Artificial – IATF, que em parceria com a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares do Brasil (CONAFER), o programa de Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF) está em andamento no município. Este programa visa melhorar a qualidade genética do rebanho e aumentar a produtividade dos pequenos agricultores.

Outro assunto que foi discutido foi a respeito dos relatórios da patrulha agrícola municipal, sendo apresentados e analisados os relatórios dos serviços prestados pela patrulha agrícola municipal, que desempenha um papel crucial no apoio técnico e operacional aos pequenos produtores locais.

Também na pauta estava o Programa Terra Brasil, discutindo a continuidade no programa, via Agraer, sendo o mesmo voltado a aquisição de terras para trabalhadores rurais.

A solicitação de doação de maquinários, foi debatida para ser encaminhado pedido ao Governo do Estado para a doação definitiva de maquinários atualmente cedidos ao município via convênios. Esta medida visa garantir a continuidade e ampliação dos serviços prestados aos agricultores familiares.

A Fiscal do IAGRO em Selvíria Drª Renata tratou sobre a divulgação de informações sobre doenças animais, solicitou apoio para divulgar a necessidade de os produtores rurais informarem ao IAGRO sobre quaisquer doenças ocorridas em animais nas propriedades. A identificação precoce e controle dessas doenças são essenciais para a saúde do rebanho e segurança alimentar.

E por último, foi apresentado o pedido de desincompatibilização da presidência do Conselho do Sr. Dartagnan Queiroz, tendo em vista as eleições municipais. Este pedido visa garantir a imparcialidade e transparência nas atividades do conselho.

Participaram da reunião, Dartagnan Queiroz: Presidente do Conselho; Fátimo Dias: Secretário de Desenvolvimento Econômico e Tesoureiro do Conselho; Wilson Ferreira Júnior: Secretário do Conselho; Drª. Renata: Fiscal do IAGRO em Selvíria; Fernando Silva, Gustavo Michelan, Raiza Pereira e Thiago Berto: Membros do Conselho.

Concluindo, a reunião do CMDRS foi um passo importante para fortalecer as políticas e ações voltadas ao desenvolvimento sustentável das propriedades rurais em Aparecida do Taboado. A participação ativa dos membros e a colaboração com entidades como a CONAFER e a AGRAER são essenciais para o sucesso das iniciativas discutidas. Essas ações refletem o compromisso da administração municipal em apoiar os pequenos produtores e promover a sustentabilidade no meio rural.
Autor: Diretoria de Comunicação
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024