A Prefeitura de Aparecida do Taboado, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está dedicada a disponibilizar diariamente vagas para exames e consultas médicas em diversas especialidades. Além dos atendimentos nas 6 unidades das Estratégias de Saúde da Família (ESF), médicos especialistas também prestam serviços na Unidade Básica de Saúde ‘Manoel Rodrigues da Silva’ – Postão, ou em clínicas especializadas, como nos casos de oftalmologia e dermatologia.
Contudo, enfrentamos um desafio significativo. Muitos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Aparecida do Taboado estão agendando exames ou consultas, mas não comparecem à unidade na data marcada.
Ao longo do ano de 2023, mais de 2 mil pacientes marcaram consultas médicas e não se apresentaram, prejudicando não só aqueles que realmente necessitam de atendimento médico, mas também causando um transtorno maior: os médicos credenciados recebem por consulta, no caso de muitas faltas o atendimento no município pode ficar desvantajoso financeiramente e o profissional pode não mais atender nossa cidade.
A secretária Daiane Pupin explica: “Quando alguém falta, isso prejudica outra pessoa que está aguardando na fila de espera, pois o médico fica sem poder atender outro paciente no lugar”.
As 2.180 faltas registradas são de pacientes que não retornaram para remarcar, aqueles que faltaram, mas reagendaram para outra data, não são contabilizados neste índice, mas também causam transtorno.
Daiane faz um apelo enfático para que, ao marcar uma consulta ou exame, os pacientes compareçam. “Se você agendou um exame ou consulta médica, faça o possível para comparecer. Lembre-se de que ao faltar, você prejudica outra pessoa que está aguardando por esse atendimento. As faltas também causam prejuízos aos profissionais de saúde, podendo fazer com que eles percam o interesse em continuar atendendo no município, já que são remunerados de acordo com os atendimentos realizados”.
Ela também oferece uma orientação importante: “Caso saiba que vai precisar faltar na data agendada, por favor, avise a Secretaria de Saúde com antecedência através do contato (67) 3565-2713, para que possamos realocar outra pessoa no seu lugar”.
Segue abaixo o total de faltosos nas seguintes especialidades médicas:
Ginecologista e Obstetra: 467 faltas
Ortopedista: 408 faltas
Ultrassonografia: 361 faltas
Dermatologista: 204 faltas
Pediatra: 181 faltas
Neurologista: 171 faltas
Cardiologista: 157 faltas
Urologista: 131 faltas
Gastroenterologista: 100 faltas
Totalizando 2.180 faltosos.