25 AGO 2023
SAÚDE
Realizada formatura de profissionais no curso técnico do Programa “Saúde com Agente”
O programa “Saúde com Agente” busca fortalecer o SUS, em uma ação inédita que impacta na melhoria dos indicadores de saúde e da qualidade de vida de toda a população.
Na manhã desta sexta-feira, 25 de agosto, nas dependências do Centro de Treinamento e Eventos do Sindicato Rural de Aparecida do Taboado, ocorreu a formatura de duas turmas do Programa “Saúde com Agente”.

Os 39 alunos formandos, participaram da formação técnica de Agentes Comunitários de Saúde - ACS e de Agentes de Combate às Endemias – ACE, curso que aprimora a formação de profissionais para atuarem no Sistema Único de Saúde (SUS), bem como a atribuição conferida pela Constituição Federal de 1988, no artigo 200, inciso III, que compete ao SUS ordenar a formação de recursos humanos na área da saúde.

Na oportunidade duas formandas foram as oradoras das turmas, sendo elas: Rute Balbino Rocha, - curso técnico em Agente Comunitário de Saúde, e Sheila Aparecida Gomes Dias - curso técnico em Vigilância em Saúde, com ênfase no Combate às Endemias.

O PROGRAMA - “Saúde com Agente”, destina-se a apoiar os Estados e os Municípios no processo de formação técnica dos Agentes Comunitários de Saúde - ACS e dos Agentes de Combate às Endemias - ACE, cumprindo o compromisso do Governo Federal, através do Ministério da Saúde, por meio da secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde,  que instituiu o programa Saúde com Agente - programa de formação técnica dos ACS e ACE, pela portaria MS n° 3,241 de 07 de dezembro de 2020, sendo uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais da Saúde e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Através do compromisso da Administração Municipal em realizar significativos avanços na saúde com o investimento em materiais, estruturas, tecnologias e capacitação dos servidores, o município aderiu ao programa, fazendo parte dos 97% dos municípios brasileiros que uniram ao programa, totalizando no Brasil, 200 mil estudantes matriculados nos dois cursos técnicos; 4.400 tutores e supervisores de tutores; 11.000 preceptores e supervisores de preceptoria.

“É uma satisfação poder participar da formatura dos nossos Agentes de Saúde e de Endemias no curso técnico “Saúde com Agente”. Agradecemos desde já o bom trabalho realizado por todos vocês, que agora aperfeiçoados, estarão oferecendo um atendimento ainda melhor e de qualidade à nossa população. Nunca deixem de se profissionalizarem”, disse o prefeito.

PRESENÇA - Estiveram presentes ao evento, o prefeito José Natan, a secretária de Saúde Daiane Pupin, o secretário de Governo Ber Galter, a 1ª dama Verônica de Paula, o presidente da Câmara Jucleber Bim, os vereadores Moysés Chama, Patrícia da Saúde, Gilberto Carrapicho e Carlinhos do Lageado, a gestora de Atenção Básica de Saúde e preceptora do curso Cíntia Lalucci, a gestora de Vigilância em Saúde Eugênia Paiva e a preceptora dos alunos enfermeira Aline Jampani.
Fonte: Fotos Daniel Silva _ DICOM
Autor: Camila Helem de Jesus - Diretoria de Comunicação