28 JUN 2023
Atenção: PROCON APT alerta para o golpe do empréstimo consignado
O PROCON de Aparecida do Taboado faz um alerta a toda população aparecidense, em especial, aos aposentados, pensionistas e seus familiares, pois a busca pelo PROCON para solucionar casos sobre o “golpe do empréstimo consignado” vem crescendo desenfreadamente.

Muitos golpistas estão agindo com ligações, se identificando como servidor do INSS ou de alguma instituição bancária, solicitando dados pessoais e até bancários para atualizações de empréstimos e até de cartões do beneficiário.

Veja alguns exemplos de como os golpistas agem:
1º caso: O aposentado ou pensionista recebe ligação do golpista se identificando como atendente do INSS, solicitando os dados pessoais e bancários da vítima para suposta atualização do cartão de benefício.

2º caso: O aposentado ou pensionista recebe ligação do golpista se identificando como funcionário de uma determinada instituição bancária, ofertando a redução da quantidade e do valor das parcelas do empréstimo já contratado pela vítima anteriormente, solicitando assim, seus dados pessoais e bancários.

3º caso: O aposentado ou pensionista recebe ligação do golpista se identificando como atendente do INSS, informando que a vítima possui “valores atrasados” para serem recebidos, solicitando, deste modo, os dados pessoais e bancários para depósito da quantia mencionada.

4º caso: O aposentado ou pensionista recebe ligação do golpista se identificando como funcionário de uma determinada instituição bancária, ofertando a renovação do empréstimo já realizado pela vítima, declarando que além das parcelas serem menores, a pessoa ainda receberá uma quantia extra para gastar da forma de sua preferência.

O PROCON alerta que, em todos os casos mencionados, o golpista solicita o envio de dados pessoais e bancários, ou somente a simples confirmação do que eles já possuem. Após a confirmação desses dados, o golpista realiza um EMPRÉSTIMO CONSIGNADO.

Posteriormente a isso, o golpista faz uma nova ligação esclarecendo que –  FOI DEPOSITADO UMA QUANTIA ERRADA OU UM VALOR A MAIS NA CONTA DA VÍTIMA – solicitando assim, que se – FAÇA A DEVOLUÇÃO DESSA QUANTIA PARA UMA AGÊNCIA E CONTA DESCONHECIDA OU FAÇA A TRANSFERÊNCIA VIA PIX TAMBÉM EM NOME DE UMA EMPRESA DESCONHECIDA.

Nem todas as pessoas com idade avançada conseguem identificar que estão sendo vítimas de um golpe. Portanto, o PROCON solicita que os familiares e pessoas mais próximas passem a acompanhar as ligações recebidas por aposentados e pensionistas. E, caso seja depositado quantia não solicitada com pedido de devolução, antes de realizar esse procedimento, busque orientação junto ao PROCON para investigação.

Cabe ainda ressaltar que O INSS não faz contato por telefone ou aplicativos de conversas, como o WhatsApp, por exemplo.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024