05 MAI 2023
Cozinheiras participam de formação sobre boas práticas para a oferta de refeição adequada no ambiente escolar
A Secretaria Municipal de Educação promoveu na tarde desta quinta-feira, dia 4 de maio, uma formação com as cozinheiras e auxiliares de cozinha das escolas e centros municipais de educação infantil, onde foi explanado sobre “As Boas Práticas para a oferta de refeição adequada no ambiente escolar”.

A secretária de Educação, Ana Rita Paião Oliveira, agradeceu a presença de todos e ressaltou a relevância do trabalho desempenhado pela equipe de cozinheiras e auxiliares para o bom funcionamento das unidades escolares.

A responsável pela Alimentação Escolar no Município, nutricionista Josely Ferreira Garcia, ministrou a formação e explicou a importância que a alimentação escolar possui para a formação de hábitos alimentares saudáveis e para o aprendizado, uma vez que a ingestão adequada de nutrientes melhora significativamente a atividade cerebral, influenciando diretamente na concentração e energia para completar as atividades do dia a dia.

“O cardápio da rede municipal de Aparecida do Taboado é equilibrado e nutricionalmente adequado de acordo com a idade dos alunos e tempo de permanência na unidade de ensino. Diariamente são servidas refeições completas, com variedade de legumes, verduras e frutas, e isso faz toda a diferença”, explicou ela.

A nutricionista também discorreu sobre as boas práticas para a manipulação dos alimentos, um tema importantíssimo para que as refeições servidas aos alunos tenham, além da qualidade nutricional, a qualidade higiênico-sanitária. As servidoras foram instruídas sobre a lavagem correta das mãos; higiene do ambiente e do manipulador; armazenamento dos alimentos, etc.

A capacitação foi realizada na Escola Municipal Coronel João Alves Lara para 26 servidoras, dentre elas as novas cozinheiras contratadas por meio do processo seletivo.

Fonte: Fotos: Matheus Costa/DICOM
Autor: Camila Helem de Jesus - Diretoria de Comunicação