26 ABR 2023
Governo Municipal faz a entrega das primeiras próteses dentárias no CEO
O Governo Municipal, através do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Aparecida do Taboado, realizou na manhã desta quarta-feira (26), a entrega das primeiras próteses dentárias depois do Município ter conseguido habilitação junto ao Ministério da Saúde, beneficiando 7 pacientes já nesta primeira etapa.

A iniciativa tem o objetivo de melhorar a saúde e aumentar a autoestima dos pacientes, cumprindo mais um compromisso do Plano de Governo Municipal. Nesta manhã foram entregues 14 peças (próteses), porém, mensalmente, serão entregues pelo CEO aproximadamente 30 próteses.

A utilização da prótese vai além do aspecto estético e tem como principal objetivo melhorar a qualidade de vida de quem usa. “Melhora a mastigação, a fala e ainda aumenta a autoestima dos pacientes”, disse a secretária de Saúde, Daiane Pupin. Ela reforçou ainda o compromisso de continuar os trabalhos para a reposição dentária, que é uma questão de saúde geral prioritária.

O prefeito José Natan, que participou da entrega acompanhado do vice-prefeito Tenente Ávila e da 1ª dama Verônica de Paula, falou da satisfação em cumprir mais um compromisso assumido com a população. “É motivo de muita satisfação para nossa Administração poder dar início à mais essa ação na Saúde. Nós sabemos a dificuldade que é para muitos aparecidenses ter acesso à uma prótese, então, esperamos atingir cada vez mais pessoas com essa iniciativa. E é a primeira vez que o Município consegue essa habilitação junto ao Ministério da Saúde e agora o projeto passa a ser permanente”, comentou.

José Natan, que é cirurgião-dentista por formação, fez questão de ressaltar que o uso de prótese dentária traz inúmeros benefícios para o ser humano. “A perda dos dentes ocasiona complicações na saúde do paciente, podendo gerar problemas estomacais pela ineficiência do sistema mastigatório, como o refluxo, por exemplo. Então é uma ação que vai muito além da estética, o que por si só já é um ganho enorme”, falou ele.

Também participaram da cerimônia o presidente da Câmara, Jucleber Bim, acompanhado dos vereadores Patrícia da Saúde, Moysés Chama, Gilberto Carrapicho e Gustavo Neira, que parabenizaram a Administração pela iniciativa e falaram sobre os benefícios deste Programa.

Fonte: Fotos: Daniel Silva/DICOM
Autor: Camila Helem de Jesus - Diretoria de Comunicação