27 MAR 2023
EDUCAÇÃO
Semana Municipal de Conscientização do Autismo terá show ao vivo, palestras e panfletagens
De 31 de março a 5 de abril, a Secretaria Municipal de Educação, através do Núcleo de Educação Especial, vai realizar, pela 1ª vez no Município, variadas ações durante a Semana Municipal de Conscientização do Autismo, instituída pela Lei Municipal nº 1.707, que foi aprovada em julho do ano passado.

A abertura oficial do evento ocorrerá no dia 31 de março, no estacionamento da Feira do Produtor “Augusto Carvalho”, com o show de Thayla Costa e participação especial do cantor Fernando Pavoni.

Por ser autista, a apresentação do Fernando Pavoni é mais que representativa. Ele nos mostra a importância da inclusão para a superação de certas limitações. Fernando tem 20 anos, é paulista e morador do bairro Butantã. Iniciou na carreia artística ainda na infância, aos 9 anos, por meio de participações em eventos de cantores profissionais.

Ele é autista nível 2 ‘moderado’ e foi por meio da música que encontrou uma forma de superação e inclusão social, já que o autismo não interferiu em seu talento artístico, tanto que o jovem cantor já abriu shows de cantores famosos como Daniel, em uma apresentação em Bertioga; e Gusttavo Lima, na cidade de Caieiras. Dentre os seus artistas preferidos se destacam os sertanejos Luan Santana e a dupla Bruno & Marrone. Já na MPB, Zé Ramalho e Gilberto Gil são os prediletos de Fernando.

E a programação continua no dia 3 de abril, celebrando o Dia Mundial de Conscientização do Autismo com panfletagem no semáforo central, contando com a presença de autoridades e secretários municipais. Neste mesmo dia, às15h, haverá uma caminhada pelo comércio local, promovida pela equipe pedagógica, para levar informação sobre a importância da conscientização.

Já no dia 4 de abril, no Rotary Club, serão realizadas palestras com a Turminha do Bem para os professores dos dois períodos, e a programação se encerra no dia 5 de abril, com mais uma ação de panfletagem e entrega de cartazes, só que dessa vez nos órgãos públicos.

A coordenadora do Núcleo de Educação Especial, Jaqueline Silva, ressalta a importância da Semana Municipal de Conscientização do Autismo como ferramenta transformadora na vida de familiares e pessoas diagnosticadas com TEA - Transtorno do Espectro Autista.“Precisamos conscientizar a sociedade a fim de diminuir não os desafios, mas também o preconceito que familiares e pessoas autistas enfrentam no seu dia a dia. Além disso, aproveitar a Semana para mostrar a importância da inclusão social dessas pessoas em todas as esferas da sociedade, inclusive no mercado de trabalho”, ressaltou ela.

Além de criar a Semana Municipal de Conscientização do Autismo, a Lei Municipal nº 1.707 institui a Política Municipal de Atendimento aos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.
Autor: Camila Helem de Jesus - Diretoria de Comunicação