22 MAR 2023
EDUCAÇÃO
Quase 50 milhões aplicados na educação, dentre folha de pagamento, despesas e investimentos inovadores
A Educação é mais uma das prioridades da Administração 2021-2024 e é a pasta que mais se transformou nos últimos dois anos, recebendo inúmeros recursos e melhorias. Nos primeiros dois anos da Administração (2021 e 2022), foram R$ 49.905.508,69 aplicados na educação, dentre folha de pagamento, despesas e investimentos inovadores.

A Administração já entregou 10 novas salas de aula, 12 ônibus escolares e realizou adaptações e melhorias em todas as unidades escolares, dentre elas a instalação de parquinhos infantis modernos e seguros. Os ônibus escolares, além de transportarem com segurança alunos da zona rural, ainda fazem agora o transporte de crianças que moram em bairros afastados das escolas, atendendo quase 200 estudantes.

Pensando no aprendizado e rendimento escolar a Administração entregou, em 2022, 10 mil itens aos estudantes entre uniformes, estojos e mochilas e mais de 3 mil kits escolares. Em 2023 o investimento foi ainda mais inovador: Mais de 3 mil kits contendo mochilas de rodinhas, estojos, garrafinhas/copinhos de água, canetinhas, tintas e todos os itens da lista escolar. Ainda foram entregues kits de jogos paradidáticos e emocionais para trabalhar diferentes habilidades extracurriculares como autorregulação, coordenação motora, cognição, expressão, memorização e trabalho em grupo.

Com foco na qualidade do ensino, neste ano foi a primeira vez em que os alunos receberam material apostilado que possui, além das apostilas, plataforma digital e realidade aumentada. O material foi entregue desde o Ensino Infantil até o Ensino Fundamental.

Ainda pensando nas melhorias no espaço físico, todas as salas de aula da Rede Municipal de Ensino passam a contar com ar condicionado, podendo os aparelhos serem ligados simultaneamente sem danos à rede de energia, já que todos os padrões passaram por substituição. O Governo Municipal adquiriu ainda mais de 150 itens para as escolas municipais, entre aparelhos de ar condicionado, geladeiras, bebedouros, ventiladores, micro-ondas e freezer, além de impressoras de alto rendimento e computadores que vão otimizar o trabalho da gestão escolar e professores. Houve a troca de todas as carteiras escolares (alunos) e mesas para professores, além da modernização com colocação de lousas de vidro em todas salas de aulas das unidades escolares.

Outro destaque é a continuidade ao programa de concessão de bolsa de estudo universitária, fazendo a renovação anual dos benefícios, com aumento de 5% em 2021, 5% em 2022 e em 2023, o desconto nas mensalidades da Universidade UNIFUNEC foi aumentado para 20%.

MERENDA ESCOLAR

Uma preocupação desta gestão, a merenda escolar recebeu aumento na quantidade de produtos adquiridos e ganhou mais qualidade, garantindo a satisfação dos estudantes. Houve ainda a entrega de 1.600 kits de merenda escolar para famílias carentes no período da pandemia, mesmo com escolas fechadas, durante o ensino remoto, pois sabe-se que muitas crianças dependem dessa única refeição.

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

Atento às necessidades dos estudantes portadores de deficiência, o Governo Municipal realizou em 2022 o processo seletivo para a contratação de mais de 100 professores e auxiliares de desenvolvimento infantil e criou, pela primeira vez no Município, o Núcleo de Educação Especial que conta com 26 Auxiliares de Desenvolvimento Infantil e 14 professores de apoio. Com isso, todos os alunos especiais matriculados passam agora a ser acompanhados dentro de sala de aula por profissionais habilitados. Além disso, o Município ainda oferece Formação Continuada para todos os profissionais da rede.

Autor: DICOM