21 MAR 2023
Banda Marcial de Aparecida do Taboado participa de Workshop em Selvíria
No último sábado (18), integrantes da Banda Marcial de Aparecida do Taboado participaram de um Workshop ministrado pela Banda FACMOL, de Pereira Barreto-SP, na cidade de Selvíria-MS.

Aproximadamente 150 músicos, de cinco cidades, participaram do evento realizado pela da Prefeitura de Selvíria, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, sendo de Aparecida do Taboado, Selvíria, Paraíso das Águas, Camapuã e Aporé.

No Workshop, os músicos receberam formação e capacitação em diversos instrumentos como: flautas transversais, flauta píccolo, clarinetes, saxofone alto, saxofone tenor, saxofone barítono, trompa frontal em fá, trompetes, trompete píccolo, flughel horn, trombone tenor, euphonium, tuba e percussão. Nele, também foram abordados temas como iniciação, manuseio, manutenção e metodologia de estudo, emissão de som, respiração, aquecimento, postura e técnica.

Os maestros da Banda Marcial de Aparecida do Taboado, Edi Carlos Lisboa da Silva e Nilson Faria de Oliveira, destacaram a importância do Workshop para a evolução dos músicos aparecidenses, “foi um dia de grande aprendizado e conhecimento para todos que tiveram a oportunidade de participar. Estamos muito satisfeitos com o resultado e acreditamos que os ensinamentos serão de grande utilidade para a evolução da banda”, falou Edi.

Membros da Federação de Bandas e Fanfarras do Estado de Mato Grosso do Sul também participaram do Workshop, como os maestros Fabio Costa (Presidente); o Domício Ramos (Diretor Executivo) e o Edson Barbosa (Conselheiro).

SHOW À PARTE

Na noite do mesmo dia, a Banda FACMOL encantou o público de Selvíria com o show “Soprando Raízes”, apresentado na Escola Municipal “Joaquim Camargo”, no Bairro Véstia.

O espetáculo foi um tributo à música caipira e sertaneja, sendo apresentadas peças significativas do cancioneiro sertanejo e caipira tradicional e moderno, na perspectiva da música instrumental. Como parte da apresentação, integrantes da FACMOL também dançaram a catira, promovendo um espetáculo onde a cultura popular brasileira é referenciada e exaltada.