20 MAR 2023
Tribunal de Contas utilizará modelos contábeis de Aparecida do Taboado como referência no Estado
Em 16 de março, o Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, através da Auditoria Estadual de Controle Externo, encaminhou correspondência à Diretoria do Instituto de Previdência do Município de Aparecida do Taboado – IPAMAT, solicitando autorização para usar os modelos das Notas Explicativas utilizadas pelo Instituto de Previdência no Portal Escoex – Escola de Controle Externo da referida Corte de Contas.

As Notas Explicativas são documentos complementares às demonstrações financeiras e servem para elucidar fatos apresentados nos balanços, sendo excelentes instrumentos para fortalecer a transparência na elaboração dos relatórios contábeis.

“Essa solicitação trouxe muito orgulho para nossa equipe de contabilidade, uma vez que Aparecida do Taboado, sendo um município pequeno, torna-se agora referência para outros municípios bem maiores. É um orgulho para nós, que somos um município de apenas 26 mil habitantes”, disse o Controlador Interno, Weliton Marques.

A Contadora Tânia Cláudia, esclareceu que o município tem a obrigação de enviar ao TCE o Balanço contendo a Prestação de Contas por meio da plataforma e-Contas. As Notas Explicativas é uma peça obrigatória do Balanço. “O modelo que realizamos aqui passará a ser referência nos treinamentos do Tribunal, nos cursos da ESCOEX”.

Essa valorização por parte do Tribunal de Contas mostra o compromisso da atual Administração na reestruturação administrativa do município, gerando frutos que só elevam o nome de Aparecida do Taboado.