02 FEV 2023
Mais sustentável: Prefeitura troca empresa de coleta de lixo e, em breve, implantará coleta seletiva
Contrato ainda possibilita o transbordo do lixo domiciliar para aterro sanitário, dando correta destinação final aos resíduos sólidos
O Governo Municipal de Aparecida do Taboado, mais uma vez, pauta pela inovação e sustentabilidade. A partir desta quarta-feira, dia 1º de fevereiro, passou a atuar no Município a Proposta Engenharia Ambiental, nova empresa responsável pela coleta e transbordo de lixo urbano e seletivo.

A nova empresa instalou 12 pontos de coleta devidamente sinalizados em pontos estratégicos da cidade, como entrada e saída de empreendimentos à beira rio (ranchos, pousadas e afins), por exemplo. As novas caçambas possuem estrutura moderna, rodinhas, cor vermelha e serão identificadas com a logo da empresa.

A equipe, que já está realizando a coleta de lixo urbano desde ontem, também está devidamente uniformizada, usando camisa amarela e calça cinza, ambas com faixa refletiva branca.

O contrato ainda põe fim a um antigo problema enfrentado pelo Município, que era o lixão a céu aberto. Atendendo à Política Nacional de Resíduos Sólidos, a empresa passa a realizar o transbordo do lixo doméstico para um aterro sanitário instalado na cidade de Meridiano-SP, há 114km de Aparecida do Taboado, dando a correta destinação final aos resíduos sólidos domiciliares. Todas as despesas ficam a cargo da contratada.

E, a partir de março, o Município deverá iniciar a coleta seletiva, incentivando a população a separar lixo seco e úmido, promovendo o desenvolvimento sustentável da cidade. A coleta também será realizada pela Proposta Engenharia Ambiental.

Com tudo isso, o prefeito José Natan se torna o primeiro gestor, após 20 anos, a dar um passo importante para o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público, pela 1ª vez, em 2004, para solucionar a questão ambiental relacionada aos resíduos sólidos, cuja a última atualização da multa já ultrapassa R$ 11 milhões.

O prefeito José Natan destacou que este é um dos principais serviços públicos disponibilizados à comunidade e, que por isso, “precisa ter qualidade”. Reforçou que vai acompanhar a prestação do serviço para que esteja a contento da população, reiterando que a renovação da empresa já foi um grande avanço, trazendo uma perspectiva ambiental muito mais sustentável com a coleta seletiva e o transbordo.

DIAS DE COLETA

Ainda em fase de adaptação, a nova empresa decidiu que, por enquanto, vai manter os dias e horários da coleta convencional já realizados nos bairros.

Já a coleta seletiva terá dias e horários específicos, mas deverá iniciar somente a partir de março.

A EMPRESA

A Proposta Engenharia Ambiental iniciou suas atividades no ramo de limpeza urbana em 1993 e, desde então, é comprometida com o meio ambiente e o bem-estar social. A partir de 2006, iniciou operações em aterros sanitários, estando um deles localizado na cidade de Meridiano-SP e o outro na cidade de Cesário Lange-SP. Ambos são licenciados pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e possuem as melhores avaliações no IQR (Índice de Qualidade de Resíduos).

Autor: Camila Helem de Jesus - Diretoria de Comunicação