18 JAN 2023
Administração lança aplicativo e melhora acesso à Ouvidoria
A Prefeitura de Aparecida do Taboado é a 1ª de MS a disponibilizar a plataforma e-Ouve, aproximando o cidadão do Poder Público
Uma das primeiras ações do Governo Municipal de Aparecida do Taboado no início da gestão do prefeito José Natan foi regulamentar a Ouvidoria e estabelecer canais de fácil acesso à população. Agora, em mais um passo inovador, a gestão incluiu o Município no eOuve e passa a ser a primeira Prefeitura do Estado de MS a disponibilizar o aplicativo à população.

A medida, anunciada pelo prefeito José Natan nesta terça-feira (17) durante uma live nas redes sociais, cumpre um dos compromissos firmados em seu Plano de Governo e tem como principal objetivo aproximar o cidadão do Poder Público, além de facilitar a identificação de problemas na cidade e, consequentemente, alcançar maior resolutividade na prestação do serviço público. Somente pela Ouvidoria, nos últimos dois anos, cerca de 60 chamados já foram solucionados. Com o uso do aplicativo, esse número deve aumentar consideravelmente.

O eOuve já é utilizado em várias cidades do país espalhadas pelos Estados de Alagoas, Ceará, São Paulo, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Pernambuco e Rio Grande do Sul. Em Mato Grosso do Sul, apenas a Prefeitura de Aparecida do Taboado e a Câmara de Vereadores de Três Lagoas disponibilizam a ferramenta.

Com o aplicativo, o munícipe pode acessar serviços de várias secretarias e manter contato online utilizando celular ou computador. Para ter acesso, baixe o app eOuve na sua loja virtual (Playstore ou AppStore) ou clique na Aba Ouvidoria no site oficial do Município (www.aparecidadotaboado.ms.gov.br), depois é só selecionar estado e cidade.

Após baixar o aplicativo será solicitada a indicação da Secretaria e o munícipe poderá escolher o assunto e a categoria: denúncia, elogio, informação, reclamação, solicitação ou sugestão. O aplicativo tem ainda um espaço para que o cidadão diga algo sobre o assunto que motivou o contato, bem como a possibilidade de enviar uma fotografia do problema ou a imagem de algum documento.

Há duas formas de fazer o chamado: anônimo – a pessoa não receberá nenhuma informação sobre a reclamação ou pedido, ou identificado – a pessoa receberá todo o processo, do começo ao fim, sendo mantido sigilo dentro da administração pública.

Para o controlador interno Weliton Marques, “o objetivo primordial da Ouvidoria é promover a institucionalização desta ferramenta capaz de garantir atendimento às manifestações dos cidadãos e aprimoramento constante de políticas e serviços públicos, incentivando assim a participação de toda a sociedade”.

WhatsApp Image 2023-01-17 at 14.40.09

Autor: Camila Helem de Jesus - Diretoria de Comunicação