13 JAN 2023
SAÚDE
JANEIRO BRANCO: Prefeitura de Aparecida do Taboado reforça importância dos cuidados com a saúde mental
Promover e discutir reflexões sobre a saúde mental proporciona o fortalecimento dos fatores de proteção individuais e coletivos
O primeiro mês do ano é dedicado à conscientização dos cuidados com a saúde mental, a quebra de tabus e de promover e discutir reflexões que proporcionem o fortalecimento dos fatores de proteção individuais e coletivos da população. Assim, a Prefeitura de Aparecida do Taboado, por meio da secretaria de Saúde, reforça a importância de buscar orientação e escuta qualificada nos serviços públicos que ofertam acolhimento aos fortalezenses.

De acordo com a psicóloga Isleia Nonis, coordenadora do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, a escolha do mês de janeiro trata-se de uma estratégia para chamar a atenção, logo no começo do ano, para a retrospectiva dos pontos positivos e negativos do período que encerrou. “Sensações típicas de final de ano podem impactar em decisões precipitadas, gerar preocupações e/ou ansiedade excessiva por não saber lidar com certas situações”, avalia.

Por esses e outros motivos a coordenadora do CAPS, está realizando e dará continuidade até o dia 25 de janeiro a palestras para os servidores da saúde, os quais trabalham mais de perto com a população.

As palestras já ocorreram na ESF Jardim do Lago, no Centro de Especialidades Médicas – CEM, e na ESF Jardim das Flores, dando continuidade na próxima semana nas ESFs Central, São Jerônimo e Vila Barbosa, na secretaria de Saúde e central de regulação, com os controladores de endemias, vigilância sanitária, no almoxarifado da saúde e na farmácia municipal.

“Cuidar da mente é autoconhecimento, é evitar doenças e criar estratégias para lidar com as diversas situações da vida, tendo em vista que a vida é um processo dinâmico, em que ora o indivíduo encontra-se propensa ao risco (dimensão negativa), ora encontra-se mais protegido deste (dimensão positiva)”, reafirmou Isleia.

Acolhimento
Entendendo que a saúde mental é influenciada pela dimensão negativa e positiva, buscar orientação no Centro de Atenção Psicossocial de Aparecida do Taboado (CAPS) é uma alternativa para se cuidar, através de equipes multidisciplinares que elaboram um plano terapêutico para o usuário, avaliando os fatores de risco, sinais, sintomas e patologias, e analisando os fatores protetores dos indivíduos.

Conheça algumas práticas que podem contribuir para melhorar a qualidade de vida e promover a saúde mental
- Afaste-se de situações que gerem emoções negativas;
- Separe um tempo para curtir momentos prazerosos;
- Permita-se sorrir e chorar quando sentir vontade;
- Valorize a convivência social e viva intensamente os bons momentos em família;
- Pratique atividade física, tenha uma dieta saudável e cuide da qualidade do sono;
- Reduza a exposição excessiva a notícias e conteúdos em redes sociais;
- Evite a automedicação ou o uso exagerado de ansiolíticos;

Se você tem um diagnóstico de qualquer transtorno mental, mantenha a regularidade das consultas com o profissional com quem você se trata. Se você faz terapia, mantenha contato com seu terapeuta.
Fonte: Diretoria de Comunicação
Autor: Fotos Daniel Silva - DICOM