10 JAN 2023
Festa de Santos Reis: Tradição centenária atrai milhares de aparecidenses e visitantes
Músicas tradicionais e muita religiosidade marcaram a tradicional Festa de Santos Reis, que atraiu milhares de devotos ao Centro Comunitário Córrego do Ouro no último sábado, dia 7 de janeiro. Neste ano, os familiares de Daniel Assis Queiroz e Michele Almeida foram os responsáveis pela realização da festa, que contou com muita fé, união e trabalho.

Segundo o casal, a festa já se tornou uma grande tradição no Município, cuja cultura é passada de pais para filhos por várias gerações. “A comemoração já faz parte do calendário festivo de Aparecida do Taboado e a cada ano que passa mais pessoas começam a fazer parte desse ato de fé e devoção aos três Reis Magos”, falou Daniel Queiroz.

WhatsApp Image 2023-01-10 at 11.07.09

A festividade foi prestigiada pelo vice-prefeito Tenente Ávila; pelo secretário de Governo, Ber Galter; pelo diretor de Cultura, Pedro Tenório, e pelos vereadores Patrícia da Saúde e Gilberto Carrapicho.

A Prefeitura Municipal foi parceira do evento porque acredita que apoiar este tipo de manifestação é manter viva a Cultura em Aparecida do Taboado. “Quando falamos de tradição em nosso município podemos enumerar algumas manifestações culturais, artísticas e religiosas que vem se consolidando ao longo de nossa história, entre elas está a Festa de Santos Reis, que é de grande importância cultural para a nossa cidade”, falou o secretário Ber Galter. “Esta festa vem resgatando a cultura aparecidense há mais de 100 anos e não podemos deixar essa tradição religiosa acabar, por isso a Administração do prefeito José Natan é incentivadora deste e de outros eventos em nossa cidade”, completou ele.

Os festeiros também agradeceram o apoio que receberam da Prefeitura de Aparecida do Taboado para a realização do evento.

Milhares de pessoas passaram pelo Centro Comunitário Córrego do Ouro durante o dia de festa, que teve início às 11 horas, quando foi servido um saboroso almoço. No cardápio: arroz, feijão “gordo”, arroz com carne de porco, frango com macarrão, mandioca, farofa temperada, lombo recheado (carne vaca), almôndegas, abobrinha com quiabo e quibebe de mandioca. Para sobremesa diversos tipos de doces caseiros: mamão em pedaço, bolinha de queijo, abóbora, jaracatiá e o tradicional doce de leite.

Um dos momentos mais esperados por todos foi a chegada da Companhia Embaixadores dos Três Reis Magos, que trouxe à tona as mais simples emoções do nascimento de Jesus Cristo. Com muitas canções e recital de poesia sobre a história mais famosa do mundo, os foliões animaram e emocionaram muitos presentes.

A festa continuou com um grandioso forró animado pelo Trio Horizonte da cidade de Paranaíba/MS.

SAÍDA
No dia 18 de dezembro (domingo), o secretário de Governo, Ber Galter; a secretária-adjunta de Educação, Maria Dalva; o diretor patrimonial de Cultura, Gabriel Lima; e a vereadora Patrícia da Saúde prestigiaram a Missa e saída da Folia de Reis no Centro Comunitário Córrego do Ouro.

A Companhia Três Reis Magos do Oriente, de Aparecida do Taboado, percorreu algumas fazendas no Município, cumprindo a tradição católica de levar a mensagem do nascimento de Jesus a todos os povos. Nos locais onde foram recepcionados, eles recebem alimento e realizam lindas orações cantadas.

FESTA DOS SANTOS REIS
O “Dia de Reis” ou “Dia dos Santos Reis”, comemorado em 6 de janeiro, tem origem na tradição católica que lembra o dia que Jesus Cristo, recém-nascido, recebeu a visita de três Reis Magos: Gaspar, Baltazar e Belchior, vindos do Oriente, guiados por uma estrela.

Os três Reis Magos levaram a Jesus recém-nascido ouro, incenso e mirra, que representam as três dimensões de Cristo: a realeza, a divindade e a humanidade (o óleo da mirra servia para embalsamar os mortos). Tais presentes simbolizavam, ainda, o futuro da missão de Jesus.

A intenção dos evangelistas ao mostrar os magos vindos do Oriente foi ensinar que o Cristo veio não apenas para o povo de Israel, mas para todos os povos e nações do mundo. A festa popular – também conhecida como Folia de Reis – foi trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses e até os dias atuais é tradição em várias regiões do país.

Fonte: Daniel SIlva/DICOM
Autor: Diretoria de Comunicação