13 DEZ 2022
Continua a Operação ‘Cata-Treco’ pelos bairros da cidade
A Prefeitura de Aparecida do Taboado, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Obras e Saúde, iniciou no dia 5 de dezembro a operação “Cata-Treco”, que visa a coleta de volumosos e grandes objetos, como camas, sofás, colchões e móveis velhos. O serviço está sendo oferecido sem nenhum custo ao aparecidense.

Além de evitar o descarte irregular, a ação visa promover a limpeza de terrenos e diminuição dos riscos à saúde pública, visto que alguns materiais de descarte podem acumular água e, consequentemente, servir como criadouro para o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

Para a realização do serviço, a cidade foi dividida em 5 setores, hoje, 13 de dezembro, os servidores estão trabalhando no setor 3 que abrange os bairros: Chácara Boa Vista I, II, II, IV, V e VI; Jardim Paulista, São Sebastião, Jardim Brandini, Jardim Evily, Vila Militar, Residencial Cidade Nova, Residencial Tauan, Vila Barbosa (parte acima da Avenida Presidente Vargas), residencial Magnata, Residencial Park e Residencial Eldorado.

Conforme explicou a Chefe de Meio Ambiente, Carla Magalhães, a operação ‘Cata-Treco’ não é um mutirão isolado, mas uma ação que se perpetuará durante todo o ano de 2023, com calendário de operações nos meses de março, junho, setembro e novembro, da seguinte forma: primeira semana do mês - setor atendido 01 e 02, segunda semana - setor 03, terceira semana - setor 04 e quarta semana - setor 05.

Carla frisou que o despejo irregular (colocar o lixo na calçada fora das datas em questão) pode acarretar em multa ao infrator. Além disso, é importante destacar que o serviço de coleta não incluirá o recolhimento de resíduos da construção civil.

A secretária de Saúde, Daiane Pupin, reforçou a importância de manter limpos lotes e quintais para evitar a proliferação de animais que transmitem doenças ou cujas picadas podem até matar, como é o caso do mosquito Aedes aegypti e do escorpião.

Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fátimo Dias, destacou o impacto no Turismo, frisando que manter a cidade limpa contribui para aumentar a visibilidade turística e econômica do Município, atraindo turistas e investidores.

GALERIA DE FOTOS

Fonte: Camila Helem de Jesus - Diretoria de Comunicação