No início do mês de dezembro, a secretaria de Saúde de Aparecida do Taboado foi comunicada através do Ofício Circular n. 7041/DGVS/GAB/SES/2022, encaminhado pela secretaria de Estado de Saúde, informando sobre a baixa cobertura vacinal da COVID.
A secretária do município Daiane Pupin, informa que devido ao aumento de casos da doença nos últimos dias, as pessoas que ainda não vacinaram, ou mesmo não completaram a vacinação (tomaram as 4 doses) devem procurar sua ESF e atualizar a carteira de vacinação.
No ofício, o secretário de Estado de Saúde, Flávio Britto considera que a Covid-19 é a causa da maior pandemia da história recente da humanidade, causada pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2), e trata-se de uma infecção respiratória aguda, potencialmente grave e de distribuição global, que possui elevada transmissibilidade entre as pessoas, por meio de gotículas respiratórias ou contato com objetos e superfícies contaminadas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% das pessoas com Covid-19 se recuperam da doença sem precisar de tratamento hospitalar. Uma em cada seis pessoas infectadas pelo SARS-CoV-2, fica gravemente doente e desenvolve dificuldade para respirar.
Os idosos e pessoas com comorbidades, tais como, pressão alta, problemas cardíacos e de pulmão, diabetes ou câncer, têm maior risco de ficarem gravemente doentes, porém, é importante ressaltar que qualquer pessoa pode se infectar com o vírus da Covid-19 e evoluir para formas graves da doença.
Assim, considerando os dados atuais de imunização contra Covid-19, que se encontram baixos, considerando a importância da vacinação, e considerando o aumento excessivo da transmissão, a Gerência de Imunização do estado, alerta aos 79 municípios do Mato Grosso do Sul, quanto a necessidade de implementação imediata de estratégias locais com o fito de buscar a completude do esquema vacinal, com especial atenção às doses de reforço para os grupos prioritários.
Portanto, compareça em sua ESF com os documentos pessoais e atualize sua carteira de vacinação. A prevenção é nossa melhor arma!
